ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TRABALHO

Resposta ao filme documento do
cineasta Luis Rosemberg
intitulado “Trabalho”


Meu querido Rosemberg
acabei de assistir o seu “Trabalho”.
Posso lhe dizer que é o vídeo mais
panfletário como linguagem e mais
anarquista como estética audiovisual
que já assisti.
Ele me fez lembrar o filme “Briths Sounds”
que o Godard fez em 1969 e que assisti
em Londres em 1970. Um discurso
alucinado, sem pausa, anárquico e marxista,
um mantra panfletário que corta a sua respiração
nas linhas de montagem das indústrias inglesas.
Falo que “Trabalho” é panfletário pois acho
o texto irônico na sua seriedade e satírico
com a sua verdade, um vulcão verborrágico
lançado para fora do tempo queimando o
rosto, os olhos, os ouvidos do espectador incauto...
A imagem fria composta em um quadro único,
simples,na parede nua da visão, mostra-nos o
seu olhar dicótomo - o homem no fino fio de uma
navalha - de um lado o equilíbrio dos
contrários e do outro a filmagem dos conflitos.
“Trabalho” é de estrema sensibilidade
cinematográfica sem ser cinema e é isso
que me encanta e me deixa honrado com
a homenagem a mim prestada.
grande abraço do amigo

Nenhum comentário: