ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Assustador



OS SENADORES QUEREM ACABAR COM A TV BRASIL

A cada dia nós ouvimos novas notícias da defesa intransigente dos fundamentalistas-religiosos no processo político brasileiro. Eles vêm interferindo, reivindicando privilégios e assumindo o controle de uma parte da mídia, com o firme propósito de chegar ao poder. Para isso acontecer precisam converter os desesperados, os fracos e a maioria dos trabalhadores deste país, na fé de dias melhores, a esperança dos milhões em vida ou a salvação eterna e nestas divagações ocultas continuam se enriquecendo e se promovendo a custa do trabalho e da ignorância deste povo.

É preciso lembrar aos senadores que a Arquidiocese do Rio de Janeiro tem um órgão de mídia próprio, a Rádio Catedral. A Santa Missa continua sendo transmitida em todas as manhãs de domingo pela Rede Globo. As confissões evangélicas, nem se fala: quase todos têm espaços alugados em emissoras privadas, e não custa nada lembrar da Rede Record (propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus) e da Nossa TV (canal de TV a cabo da Igreja Internacional da Graça de Deus).

Pra que querem mais espaço na mídia? Se a ideia é dar espaço às religiões, que tal conceder espaço às que nunca o tiveram? Alguém já viu um programa de rádio ou TV das religiões afro-brasileiras? Da umbanda, macumba ou candomblé?

Senhores senadores: a TV Brasil, que os senhores querem transformar em um templo religioso, pertence ao estado brasileiro e o estado é laico como diz a constituição:

"Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

Mas o que são a Constituição Federal e as leis do Estado laico para os fundamentalistas de todas as religiões, que querem transformar o Brasil num Estado teocrático, regido pelos ditames da SUA religião? (O duro vai ser: qual destas religiões será a mandatária num Estado teocrático, a católica ou a evangélica? Os primeiros ainda sonham com a volta da situação dos tempos do Império e da Constituição de 1934, onde eram a religião oficial do Estado. Mas os segundos estão agindo de modo mais agressivo, e podem surpreender nesta disputa. Noites de São Bartolomeu à vista?)

É como disse um cineasta em uma lista de discussão: - O que mais me surpreende, contudo, é quem participa desta lambança fundamentalista. Que o senador da Igreja Universal Marcelo Crivella entre nisso é compreensível. Mas um homem que eu achava de esquerda como Lindbergh Farofa, digo, Farias (e do PT, porra!) entrar nisso? Que decepção!... Já sei em quem eu não vou votar mais...

Nenhum comentário: