ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sábado, 8 de outubro de 2011

DO LIXO AO LUXO

O universo cultural do planeta tem tudo a oferecer neste grande mercado do divertimento e muito pouco ao homem que se interessa em se elevar na busca do saber e do conhecimento. Stanley Kubrick errou ao profetizar mudanças profundas na consciência humana e na busca eterna de um sábio que em nós existe, criando a uns trinta anos passados, uma ficção futurista, poeticamente filmada e esteticamente renovadora de Uma Odisséia no Espaço. Esse filme foi um dos pilares na minha visão do novo na cinematografia universal. Veja que não sou um xenófobo. Lembro-me que todos nós cinéfilos saímos da sala de cinema estupefatos. Dez anos se passaram do ano simbólico de 2001 para cá e as coisas no universo político-cultural do homem continuam as mesmas, nada mudou, a ignorância continua grassando. No Brasil o ex-presidente Lula, que nada sabe e nada fez pela educação e pela cultura brasileira, foi contemplado com o título de doutor do saber (honoris causa) em Paris, premiado sem saber onde morreu Mario de Sá-Carneiro e onde o modernismo brasileiro foi recebido com festa e reverências históricas. Os melhores projetos do seu ex-ministro Gil, a ANCINAVE, por pressão da mídia e dos interesses políticos do partido, foram parar no ralo. A Presidenta atual também não sabe, embora ela mostre querer saber quais são os meandros políticos que envolvem as grandes fortunas deste mercado de mídia e assim, sem querer criar confusão, polêmicas, relega a importância deles para todo o país, que deseja e quer, também sem saber, uma política cultural avançada em toda a sua abrangência estratégica de identidade nacional.
Não existem reformas na política se elas não passarem pela cultura na educação e pela educação na cultura. Por conseguinte é preciso conquistar uma nova visão cultural para a mídia que desfaz, destrói e imbeciliza a cabeça brasileira. Neste meandro de labirintos reza uma só variante que vai do lixo ao luxo. Hoje o lixo ocupa 99% do mercado de mídia e não importando a sua origem somos obrigados, de uma maneira ou de outra, a digeri-los. Do luxo, da beleza estética transformadora e modernista de outrora, antropofágica, como queria Oswald de Andrade, não há mais nada a ver e nada de novo sendo feito de transformador que mereça algum crédito. Vivemos a mesmice quando não estamos voltando para o que de pior existe, para o lixo. A maioria perdida, a cada dia que passa, sem notar, anestesiada pela droga do divertir-se a qualquer custo, do consumir a qualquer preço, ingere veneno na mesa do almoço e descarrega o lixo no jantar de frente para a tevê. Será esse o luxo civilizatório que todos queremos?
Para modificar isso só são necessários alguns atos de políticas públicas que permanecem desconhecidos ou julgados de pouco interesse por aqueles que pretendem governar, governaram ou que hoje governam o país desde o golpe militar de 1964.
É preciso avançar neste campo minado com inteligência e bom senso.
Veja bem que com algumas canetadas, um bom governante coloca o saber, todo conhecimento e discernimento dos homens desta terra no eixo, procedendo às verdadeiras reformas no sistema de ensino, na difusão da educação e da nossa cultura.
Proteger e projetar o nosso produto cultural, incentivando, em novos parâmetros, a produção e a criação da arte nacional e selecionando com critério o melhor do estrangeiro, é estratégia de defesa do país contra o lixo importado. Fora com o lixo em todos os meios de exibição da mídia nacional!
Desburocratizar o Estado de tais anomalias é investir no futuro. Investir no futuro é cuidar de nossas crianças – isto é: todas as crianças do país o dia inteiro na escola, com educação integral, alimentação equilibrada, assistência médica-dentária. No currículo escolar, além das matérias fundamentais, música, teatro, cinema, literatura, dança, poesia, filosofia e tudo que se relacione ao bom conhecimento. Em 10 anos já notaríamos a diferença.
Essas necessárias reformas podem e devem começar pelos municípios brasileiros onde se elegerão (tenho ainda esperança) alguns bons prefeitos e bons vereadores que poderão dar início a esse processo de transformação do lixo em que estamos no luxo que ainda seremos.
Para que isso tudo aconteça, em um estado capitalista democrático, o povo precisa estar atento e forte para eleger quem realmente deve ser eleito.
A princípio é bom saber que em política é preciso ir avante, pois quem gosta de voltar é caranguejo de garras longas e unhas cumpridas. Política não é olimpíada, não é esporte onde o que interessa é competir. Em política o que interessa é ganhar; é avançar em cima dos seus objetivos sociais; é participar da transformação do homem em direção do saber, é buscar a felicidade no belo existir, é viver de fato e direito o devenir utópico que só a boa arte e a educação integral podem oferecer.

Nenhum comentário: