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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

METAMORFOSE

Oitavo Movimento

No mar a lua nasce cheia no horizonte. Sérgio vê sentada no caís Iracema. Pega em sua arma e se aproxima por trás. Ao chegar perto aponta sua arma para a cabeça da menina. Quando vai atirar ele ouve a voz de Jaci, que está atrás dele com um punhal em sua mão.

Jaci:
- Capitão Sérgio, lembra-se de mim?

Quando ele se vira para ver quem estava em suas costas, se depara com Jaci, que sorrindo e no lance rápido de mão, crava o punhal em seu coração. Sérgio, com olhar espremido, larga a arma que estava na sua mão e agacha-se no chão já sem força nas pernas.

Sérgio:
- Um ataque de surpresa é quase infalível, quem é você?

Jaci:
- Sou aquela que você procurava e que finalmente encontrou.

Sérgio:
- Quem é você?

Jaci:
- Sou Jaci, a mãe de santo que você matou.

Sérgio:
- Pra onde vou?

Jaci:
- Pra onde o diabo te levar...

Sérgio cai com o braço esticado para o alto. Iracema pega em sua mão e o ajuda a se deitar no chão do cais. Ele olha para Iracema, dos seus olhos corre uma lágrima, e ele diz ao seu ouvido antes de desfalecer...

Sérgio:
- Iracema dos lábios de mel, eu sou um inocente e você vai um dia pagar por isso...

Vindo pela rua, depois de dobrar uma esquina, Henri e o Padre deparam com a cena da morte de Sérgio. Iracema sai correndo quando enxerga os dois se aproximado do cais.

Henri:
- Iracema?!

Padre:
- Vai pegá-la Henri, que eu vou cuidar do Sérgio que deve estar muito ferido...

Henri fica parado e não consegue ir atrás da menina. O padre chega até Sérgio e o pega ainda com vida...

Sérgio:
- Toma cuidado... Não é a menina... É a velha.

Henri chega perto do padre que esta com o corpo de Sérgio.

Henri:
- O que ele disse?

O Padre:
- Nada não!... Preciso de sua ajuda para levar o corpo de Sérgio até a igreja. Para onde foi à menina? Você a deixouela fugir?... É a paixão... Henri, a paixão é uma infinidade de ilusões que serve de venda para os olhos e analgésico para a alma.

Começam a carregar o corpo pelo cais até a igreja.

Henri:
- No meu caso a paixão é como a ventania que enfurna a vela do meu barco, fazendo-o navegar.

Padre:
- Outras vezes pode fazê-lo naufragar.

Henri:
- Como você é pessimista, baixo astral, é por isso que estamos todos morrendo... Como pode saber de paixão se nunca teve um amor na vida, nasceu padre!

Padre:
- O amor não é senão o desejo; e assim, o desejo é o princípio original de todas as nossas paixões, por isso, sempre que o desejo de um objeto se acende no coração, pomo-nos a persegui-lo e a procurá-lo e somos levados a mil desordens.

Henri:
- Desordem é a que nós nos metemos sem hora para começar, sem tempo para terminar...

Chega ao cais o carro da reportagem. De dentro do carro eles observam a cena de Henri e o Padre carregando o corpo inerte de Sérgio em direção da igreja.

Repórter:
- Nós estamos vendo e vivendo aqui um acontecimento extraordinário, uma história da qual se poderia fazer um poema...

Cinegrafista:
- Que poema, qual nada! Esse sujeito que esta sendo carregado era um pilantra, já vai tarde!

Repórter:
- Você reconhece um mau crítico quando ele começa a falar mal do poeta e não do poema.

Cinegrafista:
- Mas que poema é esse?

Repórter:
- É aquele que está escondido, oculto, na história de uma cidade...

Cinegrafista:
- Se o cara está escondido, oculto, é porque está devendo, e quem deve tem que pagar.

Repórter:
- Você tem o cérebro de um garoto de quatro anos e eu aposto que ele ficou muito feliz por ser livrar dele.

Cinegrafista:
- Deixa de baixaria, vamos trabalhar?


O Padre e Henri entram na igreja carregando o corpo de Sérgio.

Henri:
- A filosofia que cultivo não é nem tão bárbara como a do Sérgio, nem tão inacessível como a sua, que rejeita as paixões; penso ao contrário de vocês: creio que só na paixão é que reside a doçura e a felicidade da vida.

Padre:
- A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.

Henri:
- Um homem só pode compreender o pensamento de uma paixão profunda depois de ter vivido pelo menos uma parte daquilo que ela contém.

Padre:
- As paixões perdoam tão pouco quanto as leis humanas... Vamos deixar o corpo de Sérgio aqui ao lado do Brandão enquanto esperamos...

Henri:
- Desculpe-me Padre, mas não vou ficar aqui esperando... Vou atrás de Iracema... Se conseguir ainda encontrá-la...

Henri sai da igreja e o Padre fica sentado ao lado dos dois corpos sem esboçar nenhuma reação, desolado. Em uma mudança brusca de atitude, levanta-se em um salto e apressado corre atrás do altar e pega a sua pistola automática. Destrava a arma e aponta.

Padre:
- Aparece agora sua velha bruxa miserável que eu vou te mostrar quem eu sou!...

Jaci sai de trás do altar, sem que ele perceba, e como um raio surge na sua frente e crava o sexto punhal no coração do Padre que com um leve sorriso nos lábios vermelhos de sangue, olha para Jaci e cai por cima dos outros dois corpos ali estirados.

Neste momento entra na igreja a equipe de jornalismo e o cinegrafista ascende às luzes e começa a registrar a cena macabra. A repórter inicia a reportagem.

Repórter:
- Estamos aqui na cidade de Eldorado para aonde viemos buscar uma entrevista com o prefeito e sua equipe sobre o corte das verbas do petróleo e dos processos e nos deparamos com um massacre onde morreu o prefeito e de sua equipe, todos suspeitos de corrupção. Homens que dominavam política e economicamente toda essa região... É inacreditável o que estamos assistindo neste furo de reportagem... Estamos aqui sozinhos com três mortos empilhados, é uma cena macabra!... O que será que aconteceu aqui nesta pequena igreja, nesta pequena cidade de pescadores?


Movimento de Passagem Final

Henri está no seu carro andando pela cidade procurando Iracema. Está amanhecendo. Quando ele vê o carro da polícia chegando à cidade, ele vira a esquina, como se estivesse desistindo da procura de Iracema e foge em direção da estrada, do asfalto.

Chega à estrada, com o sol nascendo.

Um pouco mais na frente ele observa a silueta de uma menina andando rente ao asfalto.

Ele pára o carro e oferece uma carona.

Iracema aceita e entra no carro.

Quando ele arranca com o carro, podemos notar uma sombra (Jaci) sentada no banco de trás.

O carro se afasta na estrada sem fim.

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