ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IDÉIAS

o Criação de Programa de TV

Nome do programa:
VANGUARDA

Apresentação – vinheta - computação gráfica em cima de uma pintura clássica figurativa das artes plásticas brasileira, que vai se transformando, nas distorções de suas linhas originais, em uma abstração final de traços e cores. Sob a imagem surgem as palavras – cinema – teatro – artes-plásticas – poesia – literatura – música – televisão – cultura. As misturas de todas essas palavras formam a palavra VANGUARDA que é o nome do programa.

O repórter entra em cena.

- Estamos nesta noite iniciando o programa Vanguarda, onde trataremos de decifrar, com os olhos voltados para a arte cinematográfica, os fatos, a trama, o enredo e a magia do universo cultural brasileiro... Há tempos atrás, no governo Sarney, o seu Ministro da Cultura, o simpático mineiro Professor Aloísio Pimenta, disse com toda sua autoridade que a deliciosa broa de milho feita em Minas Gerais era também matéria importante do nosso universo cultural. Vocês se lembram? Pois é, com essa frase o inocente mas corretíssimo Ministro passou a ser conhecido, por todo Brasil, como o Ministro Aloísio Broinha e em pouco tempo perdeu o Ministério. São erros políticos que com o auxílio da mídia, muitas vezes, enterram cidadãos honrados sem lhes dar o direito à ressurreição...
- Conto esse fato para primeiro concordar totalmente com o Ministro: toda riquíssima culinária brasileira é parte fundamental de nossa cultura. Você pode imaginar uma visita a Minas sem a broa de milho, sem o pão de queijo? A Bahia sem o vatapá, sem o acarajé? ...
- O grande cineasta brasileiro, o mineiro Humberto Mauro, dizia que cinema é cachoeira. A metáfora é belíssima, pois relaciona as gotas d’água de uma cachoeira com os fotogramas de um filme. Tanto na natureza quanto no cinema o que predomina é o mágico e tudo não passa de uma ilusão ótica e às vezes filosófica.
- A ciência hoje afirma que se não fosse os movimentos dos elétrons dentro dos átomos não haveria a matéria. Cairíamos no vazio, no nada. O poeta Murilo Mendes, muito antes, já havia escrito o seu belo livro A Janela do Caos. O pintor espanhol Miró trabalhava também com o microcosmo atômico em seus desenhos infantis.
- Neste programa falaremos também sobre um artista plástico que eu julgo o mais importante gravador do Brasil - Osvaldo Goeldi e sobre um filme intitulado Um Sorriso Por Favor. Este artista carioca tem a sua arte pontuada pelo cinema expressionista alemão era filho do naturalista suíço Emílio Goeldi. Residiu em Belém, enquanto seu pai organizava o Museu do Pará. Aos seis anos de idade, partiu para a Suíça com sua família. Regressa ao Brasil em 1919 e em 1921 expôs seus desenhos no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1924 começa a criar com a xilogravura. Em 1937 faz as ilustrações do livro "Cobra Norato" de Raul Bopp, onde utiliza pela primeira vez a cor. Foi professor na antiga Escola Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, até o seu falecimento em 1961. Este filme foi premiado com o melhor filme e a melhor montagem no Festival de Cinema de Brasília de 1982 e foi convidado para o Festival de Cinema de Oberhausen, na Alemanha em 1983. Agora eu convido a todos vocês aqui presentes para assistirem ao filme..
- Pois hoje eu quero falar para vocês, para terminar, de um dos maiores poetas da nossa língua portuguesa.Um poeta singular. Um poeta Inovador.Eu quero falar de Augusto dos Anjos e do seu livro EU. Quero falar do poeta da decomposição e dos vermes e que é ainda hoje, passados cem anos, é um poeta popular.
- Gilberto Freire foi quem definiu melhor a sua popularidade: “é que os olhos que hoje lêem EU continuam a ser mais bocas que olhos... Poemas lidos (vistos e ouvidos) com um gozo sensual de quem chega a repeti-los pelo puro prazer de saboreá-los”. Meus amigos, mas apesar disso, ninguém passou por tamanha dor. Ninguém se aprofundou tanto no sobrenatural. Ninguém foi tão completamente só. O teatro foi o único espaço de criação onde podíamos discutir a morte e a vida de sua poesia.De onde viemos e para on de vamos? Foi ele quem disse: - Uma noite como esta reflete nitidamente a psicologia de um povo que expeliu por um instante toda a bílis recôndita da sua raça...

Intervalo para comerciais – vinheta

- Alo amigos! A Vanguarda está de volta! Neste segundo programa falaremos sobre o cinema e seus pintores. Vocês estão preparados? (Trecho filme Picasso)

- Na grande arte; na vanguarda das coisas; na natureza; não é preciso ver, mas é preciso sim ter visões. Depois que exibimos trechos de um documentário do francês Besson sobre Pablo Picasso, pintando ao vivo e a cores, que eu descobri na internet...
- Como você descreve poeticamente a sua história?
O programa continua...
- Antes de finalizar esse primeiro programa, eu recomendo a todos para que assistam ao filme de produção inglesa, intitulado Venus, com o grande ator Peter O`Toole. Neste DVD vocês descobrirão a beleza feminina da juventude aos olhos de um homem velho, um grande ator de sucesso vivendo o seu último papel. Busque na sua locadora – é a vanguarda da semana dos filmes estrangeiros. Do cinema nacional temos aqui o Bandido da Luz Vermelha, um filme que é preciso ser assistido por todos aqueles que amam o cinema. Outro filme que eu revi esta semana que vale à pena ser vistos – O Don Giovanni de Mozart dirigido pelo genial Joseph Losey .
- Exija da sua locadora um catálogo de bons filmes.

Fim da primeiro programa.

Nenhum comentário: