ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Memória

O Tempo Oculto

Ultimamente perdi a vontade de escrever.
Tenho pensado muito na vida e nos amigos que partiram.
Organizei em pastas muitos textos da adolescência até a minha ida para Londres em 1970, a maioria dos textos eram rabiscados com caneta, outros datilografados, alguns escritos a lápis. Todos estão guardados a espera de correção e análise da sua importância. Deveria digitalizá-los mas confesso que tenho preguiça, a maioria não serve para nada, penso eu, alguns podem até conter a faísca de um belo pensamento, de um poema revolucionário, de uma situação vivida ou de um tempo perdido. Mas a quem interessa tudo isso, além da minha pessoa? Tentei várias vezes jogar tudo fora, mas confesso que não consegui. Entre a leitura de um e outro, eu desistia e guardava tudo novamente na pasta. A minha vida toda dei livros e discos meus para os outros. Nunca tive a necessidade de colecionar coisas. Mesmo assim o meu quarto está entulhado de coisas que até hoje não consegui dar. Olhei para o alto e observei a minha pequena biblioteca, mil livros desordenadamente guardados e me lembrei de outras bibliotecas extremamente maiores pela quais passei em busca do saber e do conhecimento. Lembrei-me do meu amigo Nunes Pereira e de sua biblioteca que ocupava todo o quarto do seu apartamento no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro. Ali eu conheci o outro lado da terra. O que sempre estava oculto. O inimaginável. Um labirinto de informações que pareciam não ter fim. O octogenário filho das três raças tristes me recebeu em uma tarde tempestuosa de verão. Ficamos amigos e tentei, através do cinema, decifrá-lo. Faço isso sempre com quem vou conhecendo na vida, na literatura, tentando sempre o saber a partir do que eu sou. Com o mestre morubixaba foi pelo meu cinema. Não consegui ainda. Os filmes se perderam.Vocês conhecem hoje em dia alguma pessoa que vive para salvar determinada cultura? Preciso salvar o meu filme sobre o grande antropólogo e escritor Nunes Pereira e sua Casa das Minas, só assim vocês poderão entender a razão de tudo isso.

Nenhum comentário: