ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 16 de junho de 2011

NOTÍCIAS

Aquarela de Osvaldo Medeiros


Assim Caminha a Humanidade

A maioria dos artistas no Brasil passa a velhice, o seu devenir, desamparados. O caso triste da grande atriz Norma Bengell não é o primeiro e nem será o último. O que falar? O que comentar? É lamentável.

Quando olho para essa história lembro-me do poeta Augusto dos Anjos: Falas de amor, e eu ouço tudo e calo! / O amor na Humanidade é uma mentira. / É. E é por isto que na minha lira / De amores fúteis poucas vezes falo...

É o Orlando Sena, ex-secretário do Ministério da Cultura e cineasta, quem encaminha o pedido: Nossa querida Norma Bengell me pede para avisar aos colegas e amigos que está passando por necessidades e aceitando doações. Qualquer quantia será bem vinda e os depósitos podem ser feitos na conta de sua acompanhante: VILMA MARIA COSTA GOMES - BANCO ITAU - AGENCIA 92 73 - CONTA 00 231-2 - CPF 98 62 23317-68.


Humberto Mauro na Biblioteca Nacional por Fabio Fiorese

A Revista de História da Biblioteca Nacional – que já se encontra à venda nas bancas de todo o país – publica em sua edição nº 69, de junho de 2011, um artigo que escrevi, dando uma panorâmica sobre a obra de Humberto Mauro. Encomendado por seus editores, meu texto foi produzido especialmente para a Revista e intitula-se “Poesia em grandes planos”.
Os parágrafos de abertura podem lidos no site da Revista de História, no link:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/retrato/poesia-em-grandes-planos
O meu livro “Kiryrí Rendáua Toribóca Opé – Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck” (Editora Arte Paubrasil, São Paulo, 2009) ainda pode ser encontrado nas grandes redes de livrarias brasileiras (Cultura, Saraiva, Leitura, FNAC, Martins Fontes, Livraria da Travessa) e também na Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br/), a maior rede de sebos do Brasil.


Belas idéias dos fotógrafos Owen Silverwood e Ian Tuttle.





Artigo de Chico Lopes sobre Marlene Dietrich, ilustrado por belas fotos do mito. Mas procuro mostrá-la mais pelo lado do humor perverso, do deboche intencional. O link é este:
http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=3308

Nenhum comentário: