ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

terça-feira, 4 de maio de 2010

Notícia

O grande Einstein é sugado pelo buraco negroAlgo de muito estranho está intrigando astrônomos de todo o mundo: a partir da galáxia M82, a 12 milhões de anos luz da Via Láctea, um misterioso objeto começou a emitir ondas de rádio de uma forma até agora desconhecida pela ciência.
Tom Muxlow, do Centro de Astrofísica Jodrell Bank, na Grã- Bretanha está perplexo não só com o a transmissão, mas também com a velocidade com que o objeto se move, que é de quatro vezes a da luz.
O objeto foi descoberto casualmente, em maio de 2009, enquanto Muxlow e sua equipe estudavam a explosão estelar na M82, utilizando a rede de radiotelescópios britânica Merlin.
O Centro de Astrofísica Jodrell Bank começou a processar os dados da região central da M82, procedentes de 20 radiotelescópios de todo o planeta.
“Processar essa quantidade de dados é uma tarefa longa e árdua. Só depois disso é que poderemos desvendar esse mistério. No momento, não sabemos o que é”, esclarece Muxlow.
Depois de ler a notícia, pensei no seguinte: considerando que a velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo, a velocidade do estranho objeto (quatro vezes mais) é de um milhão e duzentos mil quilômetros por segundo.
A título de ilustração, digamos que o objeto seja uma nave espacial. Se ela fosse nossa e se quiséssemos ir à Marte, que fica a cerca de 54 milhões de quilômetros da Terra, chegaríamos lá em menos de dois minutos, o que seria simplesmente fantástico.
Mais detalhes neste outro link: http://www.sciencedaily.com/releases/2010/04/100413202858.htm

Nenhum comentário: