ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 4 de março de 2010

NOTAS

CONVITE PARA EXIBIÇÃO DE CINEMA NO RIO DE JANEIRO
_________________________________________________________
BILHETE AO FILHO DEPOIS DE OUVIR A SUA MÚSICA

Emiliano Sette,
Confesso que fiquei atônito de cara com o seu tema atonal, com a sua audácia atômica, na composição desse chorinho diluviano.
Ouvi repetidas vezes “Vista boa” até descobrir que ali havia uma melodia nova.
Um som primitivo e extremamente contagiante, a maneira de um Villa-Lobos contemporâneo e inusitado, me pegou de surpresa, abruptamente, quase desconcertante.
Pautado e desenhado para o movimento de imagens cinematográficas, o seu chorão vai vestir, como uma luva, a figura agigantada, pomposa e brasileira do Mario Filho, no documentário do Oscar Maron para o Canal Brasil.
Posso também dizer que o seu choro é moderníssimo, na vestimenta e na forma e que o seu talento criativo consegue unir o Mario Filho, o Oswald de Andrade e o Villa em um só tempo, em um só tema, brilhante como o sol. Coisa que o filme do Oscar deveria ser consciente como estética cinematográfica, mas que, ainda não o é.
Eu acho que esse chorão, a sua intuição e o seu talento, é a gazua que vai abrir essa porta que ele mantém ainda fechada.
Acima de toda a crítica, o seu trabalho como compositor supera qualquer texto. Assim, mais uma vez, quero lhe dizer que fiquei orgulhoso da sua alma criativa, a minha maior herança, o melhor de você.
Continuando assim você tem tudo para ser um dos melhores compositor de trilhas para o audiovisual brasileiro.

Nenhum comentário: