ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mostra do Filme Livre

Jose Sette e Luiz Rosemberg na MFL - foto de Verena Kael

Tributo Para Quem Sabe Ver

Rosa de Luxemburgo, Noel Rosa, Guimarães Rosa,
Rosa dos ventos, Rose Berg (Man) de Ingrid, Rô(se-li-ne)
de todas as mulheres do planeta, do grande e do pequeno
prazer, do ser generoso e político, polêmico e poético,
construtor de palavras e textos cinematográficos,
que condensa em si, todas as metáforas do mundo.

Ver ti (gem) é coroar de rosas o inaudito, é maturar o pensamento em turbilhões de imagens conectadas ao dilema do ser Homem maiúsculo, existencial naquilo que de mais nobre tece o conhecimento da experiência, decifrando em suas reflexões as verdades e as mentiras, os vícios e as virtudes, de toda uma cultura, de toda uma geração, que deveria nortear os rumos das cabeças bem informadas, pensantes, destas terras brasileiras, de norte a sul, de leste a oeste, mas foram amordaçadas e subjugadas por serem inteligentes e transformadoras.

Vivendo fora do sistema, somos ainda presos pela ditadura do dinheiro, na disputa e no atropelo, que nestes tempos turbulentos, onde são abjetos os valores educacionais, onde paira supremo o ser mercantilistas, onde o belo, o que tem valor verdadeiro, são levados pela enxurrada, pelos monturos de um capitalismo predador e insaciável, deixamos soltos os inimigos que dominam os que pensam dominar a mídia e o conhecimento de poucos e de pinga querem a nossa história.

Nunca seremos perdoados? -“Perdoa-se tudo neste país,
menos a inteligência”, dizia meu amigo Sganzerla. Não
adianta reclamar, discutir, afirmar o que se precisa, o que
se deve fazer... - Para esses ais, nem um copo de água...
Grita-se nos gabinetes culturais de Brasília.

Gritamos de nossas trincheiras: - Lenine revele-se
novamente, eles já estão ficando loucos...

Luiz Rosemberg Filho conhecê-lo é dividi-lo; dividi-lo é
embaralhar as partes e criar significados; significados que
decifram ícones, objetos do significante de cada imagem,
elaborada por uma inteligência privilegiada; vista como
uma criança inocente onde cada parte, onde a escrita da
vida, do devenir, é sempre o que não tem nome,
porque se oculta no mistério do seu próprio personagem.

Vê-lo é estar contigo. Devorá-lo é sempre uma surpresa.
Entende-lo é sem dúvida um presente dos deuses.

Vi e me lembro dos seus dois longas-metragens (Assuntina e Crônicas). São filmes que você dirigiu que não se fazem mais, mas muitas das cenas e sequências não me saem da memória, na certa devo tê-lo citado em todos os meus filmes (preciso vê-los novamente).

Sei perfeitamente que sem a sua anuência
eu não seria lembrado pelos jovens realizadores da
MostraLivredeCinema. Sei perfeitamente que sem a sua defesa
intransigente o meu filme 100% brasileiro não seria premiado no
Rio de Janeiro. Sei perfeitamente de sua amizade, mas acima de
tudo de sua verdade, quando gosta e escreve sobre o meu
trabalho, a minha obra. Sei de sua cultura cinematográfica e
geral, pois uma não vive sem a outra, e me sinto orgulhoso e
até posso dizer realizado sendo referenciado por você.

É um privilégio é tê-lo como amigo. Por isso, mesmo depois de assistir aos dois curtas-metragens seus pela internet, não consigo me distanciar do tudo dito, de todos os sentimentos que nutrem o meu texto crítico.

Assim peço que me espere um pouco mais e me desculpe o
tempo, pois lhe darei em breve o que sinto e o que vejo em
seu virtuoso cinema, onde a poesia e a filosofia se
unem para criar uma obra instigante, singular, panfletária
e transformadora.

Nenhum comentário: