ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NOTÍCIA Prensa Latina




Eduardo Galeano recebe medalha Juana Azurduy na Bolívia
Escritor uruguaio Eduardo Galeano recebeu nesta quarta-feira (17) na Bolívia a medalha Juana Azurduy pela Universidade Andina Simón Bolívar. Na ocasião o escritor realizará uma leitura de sua mais recente publicação: “Os filhos dos dias”. 
Depois de um encontro a portas fechadas com o presidente Evo Morales, Galeano irá para a cidade de Sucre, onde lhe será outorgada a medalha, máxima distinção da Universidade Andina Simón Bolívar.
Segundo informou essa instituição de ensino superior, o uruguaio realizará um diálogo com estudantes e visitantes e fará um recital de textos de sua mais recente publicação.
"Os filhos dos dias" recupera 365 histórias, uma para cada dia do ano, sobre personagens, lugares e episódios esquecidos da América Latina. Galeano declarou-se admirador da história de lutas da Bolívia, entre elas os atos revolucionários de Sucre e La Paz contra o poder espanhol, as quais inspiraram muitos de seus textos.
Nascido em Montevidéu em 1940, Galeano é uma das grandes vozes comprometidas do jornalismo e da literatura latino-americana e, entre suas obras, destacam-se "Dias e noites de amor e de guerra"; "Memória do fogo"; "Amar"; "As caras e as máscaras" e a ultraconhecida "As veias abertas da América Latina".


Nenhum comentário: