ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sábado, 27 de julho de 2013

INACREDITÁVEL


ACORDA DILMA VEZ!
26 Jul 2013

Isto é inacreditável – enquanto grandes artistas brasileiros vivem esquecidos pelo governo, a Petrobras se dá ao luxo de premiar artistas estrangeiros sem mesmo conhecer sua obra.

O Argentino Enrique Jezik venceu o concurso de Arte da Petrobrás, porque inadvertidamente enviou a ficha de inscrição preenchida, mas ESQUECEU-SE de enviar o anexo com a foto da Obra inscrita. Mesmo assim, ou melhor, porque assim o fez, venceu e ganhou um prêmio de 223 mil reias. O pior é que ele nem quis fazer um statement. Foi DISTRAÇÃO MESMO. Agora nem ele sabe se teria ganho o prêmio caso tivesse enviado a foto! Este é o Brazil! Estes são os ridículos que julgam as obras de Arte! É de se rir ou chorar?
A notícia foi abafada 24 hs depois de publicada....
O artista argentino Enrique Ježik ficou surpreso com a notícia de que receberia o equivalente a R$ 223 mil (US$ 100 mil) por ganhar o Prêmio ArteBA-Petrobras de Artes Visuais, com seu trabalho "Aguante", segundo noticiou a imprensa argentina.
O espanto de Enrique se deu porque, para participar do concurso era necessário que os artistas enviassem uma fotografia de uma de suas obras de arte contemporânea, mas o artista se esqueceu de anexar o arquivo da imagem.
—"Eu honestamente fui pego de surpresa. Reclamei por uma semana quando percebi que não tinha anexado o arquivo no e-mail de inscrição. Ainda não sei o que pensar.*
Macchi Jorce, um dos membros do júri, disse que eles interpretaram isso como um ato ousado, uma espécie de performance que transcendeu os limites físicos da arte.
— ... era um desafio para as próprias bases do concurso, que buscava algo físico, um arquivo digital, mas que no final das contas é apenas e sempre uma ideia.
O curador mexicano Cuauhtémoc Medina, outro dos jurados, afirmou que *"nós gostamos da ideia (...) tivemos a sensação de que ele estava quebrando o mundo digital, e foi uma atitude corajosa".
Apesar da felicidade por receber o prêmio, Enrique declarou que se sentia “chateado porque pensaram que esse era o meu trabalho”.
— Me fez pensar se eu teria ganhado com o que, de fato, era o meu trabalho.
Nascido na província argentina de Córdoba, atualmente o artista reside na Cidade do México.
O dinheiro do prêmio, patrocinado pela Petrobras, poderá ser usado pelo artista para financiar suas próximas obras ou desenvolver novos trabalhos fora de seu país.

Nenhum comentário: