ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO

PRIMEIRO DE MAIO NOS USA



Claramente inspirados em Marx, trabalhadores de Chicago foram para as ruas, naquele célebre Primeiro de Maio de 1934. Dez deles morreram assassinados gritando por liberdade, igualdade e justa participação nos resultados da produção que efetivamente realizavam. Praticamente em todo o mundo (menos nos Estados Unidos), o Primeiro de Maio ficou conhecido, aclamado e consagrado como o Dia do Trabalhador.

A partir daquele dia … daquele tão glorioso dia … a criminosa jornada diária de trabalho de 16 horas foi abolida. E o trabalhador, embora ainda sendo considerado como uma “coisa dentro de um sistema”, ganhou importância. O feudalismo continua, a escravatura jamais terá fim integral, mas pelo menos vale recordar que um dia … um dia em Chicago e tantas outras cidades … houve resistência. Houve luta contra os algozes dos trabalhadores. 
É bom lembrar que nos EUA, cem anos antes, Abraham Lincoln realizava a maior Reforma Agrária em todos os tempos, e provocou uma revolução espetacular na Educação em seu país. Libertou os negros, deu-lhes dignidade e motivou-os para a Vida. Que estadista!!! O mundo de então tinha pensadores e realizadores.    

Nenhum comentário: