ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sábado, 25 de maio de 2013

CRIME E CASTIGO

A carta abaixo foi publicada na revista “Le Monde Diplomatique”, na edição de Março de 2013. Acreditamos que a sua leitura seja útil para a sociedade refletir sobre o crescimento da violência urbana.
A POLÍCIA E O CRIME ORGANIZADO*
Primeiro gostaria de informar que serei um anônimo. O lugar onde trabalho e o posto que ocupo não permitem que me identifique. Com relação ao editorial “Sob o domínio do medo”, acredito ser necessário a vocês, jornalistas, reverem seus conceitos com relação à criminalidade.
1) O crime gerado em função da desigualdade social existe, mas não explica o momento que vivemos, pois, se esse fosse um motivo predominante, as estatísticas deveriam apontar para uma redução do crime nos últimos anos, o que não ocorreu. 2) Comece a se perguntar por que a criminalidade até o final do governo militar era baixa, mesmo havendo uma distribuição de renda muito pior. A resposta fácil é que os dirigentes eram violentos e punham a “Rota na rua”. O símbolo dessa época era Erasmo Dias. A realidade era completamente diferente. A polícia, tanto militar como civil, era violenta como continua sendo hoje. Se tiver paciência e força política, pode verificar esses números nas estatísticas das polícias. A realidade hoje, que ninguém fala, é que o crime organizado é dominado por policiais ou civis ou militares. Os militares estão mais ligados a dar cobertura aos roubos de carros, cargas e relógios, e os civis, ao tráfico e à corrupção e extorsão nas delegacias. Se você pegar o Rio de Janeiro como exemplo, vai verificar que o preço da droga não aumentou nos últimos anos, o que comprova que a oferta está estável mesmo com a ocupação das favelas. Em São Paulo, a situação é a mesma. O governo paulista efetivamente vem prendendo mais. Quando vamos verificar quem eles prendem, aí sim são os pobres que vendem drogas. Estes querem ganhar o dinheiro deles, não querem confusão; quando criam problemas, é com outros pequenos traficantes, muitas das vezes induzidos pela própria polícia ligada ao tráfico. A polícia hoje é rica, delegados são grandes empresários na área de segurança privada, o que na verdade é um absurdo, pois, quanto mais crime, mais segurança privada é necessária e o mercado aumenta. Verifique quantos foram presos nos roubos a bares e restaurantes, principalmente nos primeiros três meses. Criou-se aí um novo mercado para as empresas dos delegados. A fortuna de muitos, mas muito mesmos, coronéis é um absurdo para os níveis salariais deles. A distribuição de renda gera muito pouco crime hoje, pois a alimentação está mais acessível. Quem gera crime em quantidade é a classe média alta (meu padrão salário de R$ 13.500 livre por mês) – esta, sim, organiza o crime. Espero de alguma forma ter colaborado.
* O “Le Monde Diplomatique Brasil” preserva o anonimato do autor desta carta.

Nenhum comentário: