ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Eu e os Universitários

Ontem fui exibir o meu filme sobre o poeta Augusto dos Anjos para alunos e professores da Universidade Estácio aqui da cidade de Cabo Frio.
Uma noite agradável com a platéia atenta ao desenrolar da projeção do documentário poetico “Eu e os Anjos”. No final da sessão, na conversa que tivemos, descobri com profunda alegria que a narração experimental e de invenção deste filme, diferente esteticamente para eles de tudo aquilo que estavam acostumados a assistir, provocou em muitos o estalo, a epifania, o sentimento de que estavam de frente para uma arte 100% brasileira.
Tenho certeza que depois de assistirem de camarote o universo poético de Augusto, maravilhosamente interpretado pelo ator mineiro Kimura Schetino e se deliciarem com os comentários de Ferreira Gulart, Alexei Bueno, Ledo Ivo e Ivan Junqueira, aqueles jovens sedentos da verdadeira cultura nacional tinham mais um bom motivo para pensarem na existência de outro universo do saber poético histórico brasileiro, riquíssimo e ainda muito pouco explorado.
Finda a conversa acalorada sobre o Brasil de hoje e influências e semelhanças filosóficas de outros autores na obra do poeta, nos levantamos e saímos felizes por podermos contemplar, depois do estalar dos ossos, da degenerescência do carbono e do amoníaco, da matéria imbele, com mais liberdade as dicotomias melancólicas da nossa insignificante existência.
Depois fomos comemorar, como sempre fazemos, em um bar-restaurante da cidade.
Isto tudo graças ao professor Paulo Cotias que com gentileza diplomática está abrindo as portas da inteligência universitária cabo-friense ao meu cinema. Obrigado amigo!
Não obstante ao sucesso do acontecido senti a falta dos meus amigos do batepapocafé e dos amantes da sétima arte e da poesia que habitam essas terras caiçaras. Mas não se desesperem, ano que vem tem mais.

Um comentário:

Isabel disse...

Querido Zé, que grande confluência astral para as academias anda acontecendo. Ontem também fizemos uma exibição na UFMG dos filmes "Guará Ladrão de Estrelas" e "Diamante Devaneio ao Éter". O Fábio falou muito de do cinema brasileiro moderno, por conseguinte, de você. Saudades!