ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2011

NOTÍCIAS DO MUNDO



A lenda pode superar a realidade


O governo dos EUA parece não conhecer a história e debocha do mundo escondendo a verdade sobre a morte de Bin Laden no Paquistão.
O grande cineasta americano Elia Kazan fez um belíssimo filme sobre o revolucionário mexicano Emiliano Zapata, com Marlon Brando no papel principal do índio camponês que se rebela contra o governo corrupto do seu país, unindo todo o povo explorado na luta pela justiça e pela terra, em uma da mais bela página da história do México.
No filme, o herói tinha um cavalo branco que o acompanhava em todas as lutas revolucionária, e no seu final, quando em uma emboscada Emiliano é fuzilado por tropas governistas, os seus companheiros escondem o seu corpo e soltam o seu cavalo branco nas montanhas para que a sua história não se percam no tempo. Fazendo assim o povo mexicano achar que o seu grande líder revolucionário é um imortal e que sua lenda permanecesse para sempre no imaginário popular. Toda vez que alguém visse o seu cavalo branco livre e solto pelas pradarias pensasse que Emiliano estava vivo protegendo aqueles oprimidos que sofriam.
Em outro filme, agora do cineasta de John Ford “O Homem que Matou o Facínora” um jornalista ao saber que a verdade histórica contradizia a lenda, afirma categoricamente: “Quando a lenda supera a realidade, imprimisse a lenda”.Estão transformando Bin Laden em uma lenda negando ao mundo a sua verdadeira história ou tudo não passa de uma farsa, de mais uma tragicomédia americana.

Nenhum comentário: