ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FESTIVAL DE CINEMA DE BRASÍLIA


Considerações sobre a trilha sonora de A ARTE.
Noilton Nunes 



A Arte do Renascimento é um filme sobre a amizade. Uma ode a amizade e a admiração mútua durante muitos anos entre dois cineastas. Entre dois cineastas de uma mesma geração. De uma geração que cresceu espremida entre os Deuses do Cinema Novo e os diabos da ditadura militar.E, foi realizado através de parcerias solidárias entre amigos. Talvez da mesma maneira como fazíamos amadorísticamente quando nos conhecemos, Silvio e eu.Durante os Festivais de Cinema do Jornal do Brasil no Cine Paissandú, no final dos anos 60. A trilha sonora de Uma Cinebiografia de Silvio Tendler, segue pelos caminhos indicados pelos muitos fragmentos dos muitos filmes editados e citados no decorrer dos 74 minutos de sua projeção.Logo no começo, um letreiro anuncia que
documentário que não acabou e que nem sabemos ainda quando acabará, pois com as novas tecnologias digitais podemos ter o prazer de ir melhorando nosso "produto audio!
visualesco", depois de analisarmos os resultados de determinada projeção.  Obviamente que não pretendemos mudar mais a estrutura do filme. Ela continuará baseada num passeio, no final de tarde de um domingo ensolarado, pela orla da avenida Atlântica em Copacabana, acompanhando uma reflexão que nosso amigo Silvio vai fazendo sobre sua vida e sua obra. Mas, a dinâmica da montagem pode ir sendo alterada a cada novo sentimento, a cada nova manifestação popular, a cada nova mudança de rumos no país e ou no mundo.
Nem me lembro mais qual foi a edição que enviamos para o Festival de Brasília. Para mim será também uma grata surpresa a projeção da noite de 23 de setembro, início da Primavera.Ela será única, pois já na próxima exibição do filme, a edição já deverá apresentar novas afinações.E, com a trilha sonora acontecerá o mesmo.
Desde o começo da montagem havia sempre uma grande preocupação com os direitos autorais, principalmente das musicas. E, fomos substituindo as cenas e ou as musicas que poderiam trazer complicações para a vida do filme.
Antes de se encerrar o prazo para a inscrição do filme no Festival de Brasília, eu fui convidado pelo maestro inglês David Chew para fazer um documentário sobre o projeto Cello Encounters, que acontece há 19 anos no Rio de Janeiro.
Paralelamente ao processo de finalização de A Arte, fiz em um mês esse outro longa metragem, um doc musical que ganhou o título de SUBLIME. Confesso que durante esse processo, fui ficando apaixonado pela musica Bach for Eight a la Baião, assinada pelo também musico inglês David Ashbridge. Pedi e ele e a Orquestra do Encontro Internacional de Violoncelos, a devida autorização e eles me deram plena permissão para usarmos na edição de A Arte, essa lindíssima e inédita composição, gravada numa inesquecível apresentação no Auditório Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico.
Voltamos então para a ilha de edição. Trocamos então diversas musicas do filme e permitimos que essa obra prima, Bach for Eight a la Baião,  passasse a  conduzir a narrativa musical do nosso documentário A Arte do Renascimento.É uma peça admirável. Contagiante. Violoncelos, violinos, harpa, bandoleon, vozes, cantos, danças tudo junto. Cheia de ritmos diferenciados que vão crescendo e se misturando enquanto o número de instrumentos e de velocidades vai também aumentando, impulsionando o avanço das sequências de A Arte na tela.
Vou fazer um único pedido ao distinto público que for assistir nosso filme no Festival de Brasília.Quando o Brizola aparecer incentivando o povo a cantar o Hino da Independência, peço que todos cantemos juntos.Mas, fazendo uma importante mudança na letra. Brava Gente Brasileira... Ou ficar a Pátria Livre... ou VIVER pelo Brasil. VIVER PELO BRASIL. Chega de morrer pelo Brasil. Vamos gravar muito bem gravada essa cantoria cívica com as vozes do querido público de Brasília.Certamente será emocionante. E, logo na primeira oportunidade vamos editá-la no filme. Vamos propor essa troca para sempre.
Mudar para sempre o Hino da Nossa Nova Independência.
Para juntos ampliarmos o desejo de Renascimento do Povo Brasileiro.

Nenhum comentário: