ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2012

UMAS E OUTRAS


COMEMORAÇÃO
Amanhã, segunda-feira, a atriz Maria Gladys estará recebendo, juntamente com o ator Tonico Pereira, a medalha Tiradentes na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro das mãos do Deputado Roberto Henriques. Vai ser uma noite de festa. Logo após as medalhas iremos todos a pré-estreia do filme do Claudio Assis: ”Febre do Rato”, onde Maria,segundo dizem, dá um show de interpretação. Para fechar a noite uma grande festa na Comuna do Botafogo. É o bicho vai pegar!...
RIOMAISVINTE
Os poderosos estão chegando. A cidade está tomada de forças policiais. Continua a embrulhação, a mentira, o engodo, e nada vai ser realmente resolvido pelos governos dos países ricos. Gasta-se milhões em festas, hotéis, comidas, bebidas, segurança,transporte e altas mordomias desnecessárias para um eco-acontecimento que mais uma vez se perde no vento quente dos trópicos.                                                                                                                       
 


O livro “O DIREITO DA HUMANIDADE A EXISTIR”, do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, foi apresentado na Cúpula dos Povos, reunião dos movimentos sociais paralela à conferência Rio+20. O diretor de Meio Ambiente do Ministério cubano de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), Orlando Rey, destacou que a obra recolhe uma seleção das reflexões de Fidel Castro sobre desenvolvimento sustentável e inclui seu discurso na Cúpula da Terra (Rio-92), vigente hoje ainda mais que há duas décadas. "A situação denunciada pelo líder da Revolução cubana nessa reunião e seu alerta sobre o perigo de extinção da espécie humana são mais atuais que há duas décadas", afirmou Rey.O diretor assinalou ainda que em escritos posteriores - que aparecem no livro - Fidel Castro se referiu a sua intervenção na Rio-92 e indicou que então se pensava que havia mais tempo, mas que agora a preocupação de Fidel é maior, porque sente que esse tempo está se acabando. Rey indicou que o autor também denuncia os responsáveis pela deterioração do meio ambiente: os padrões de produção e de consumo, impostos pelo sistema capitalista.O diretor de Meio Ambiente do Citma apontou que na obra aparecem também as análises e comentários de Fidel Castro sobre as reuniões mais recentes efetuadas no mundo relacionadas ao tema ambiental, e mencionou em particular a Conferência de Copenhague, na Dinamarca, em 2009. "Apesar da grave situação atual, Fidel Castro transmite-nos em seu livro uma mensagem otimista quanto a que outro mundo melhor é possível e que ainda a espécie humana tem potencialidades para reverter as enormes dificuldades que enfrenta hoje", sustentou Rey.Os participantes coincidiram em ressaltar a vigência do alerta do líder da Revolução cubana sobre o perigo de extinção sob o qual o sistema capitalista tem colocado a humanidade. (Prensa Latina)
QUANDO ANALISO A CONQUISTADA FAMA                                   Walt Whitman


Quando analiso a conquistada fama dos heróis e as vitórias dos grandes generais,
não sinto inveja desses generais nem do presidente na presidência                                                                                                                nem do rico na sua vistosa mansão;                                                                                                                                                                                     mas quando eu ouço falar do entendimento fraterno entre dois amantes, de como tudo se passou com eles,de como juntos passaram a vida através do perigo, do ódio, sem mudança por longo e longo tempo atravessando a juventude e a meia-idade e a velhice sem titubeios, de como leais e afeiçoados se mantiveram— aí então é que eu me ponho pensativo e saio de perto à pressa com a mais amarga inveja.                                                                                                                              

Nenhum comentário: