ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

METAMORFOSE

Hoje, 5 de junho, o grande memorialista mineiro Pedro Nava (1903) estaria completando 109 anos.


TRECHOS ESCOLHIDOS PELO KYNOMA DO INTERESSANTE ESTUDO FEITO PELO AUTOR, DIRETOR E ATOR DE TEATRO JOSÉ FACURY


A TRANSFIGURAÇÃO ANIMAL

1-O antropomorfismo primordial individual

Uma das ferramentas mais poderosas para o crescimento individual é o mergulho do homem no espírito dos animais irracionais. Diante da imensidão de culturas de que se tem noticia, ao longo da nossa ancestralidade, foi esse mergulho que o fez consciente da diferença.
...
Encontrar este animal, causa dessa potência irracional, pode ser uma árdua tarefa, pelas descobertas que acontecerão nesse percurso. Muitas culturas usavam ervas alucinógenas que promoviam esta introjeção, o mergulho interior, para que, no percurso da experiência, o homem encontrasse finalmente o seu animal. Encontrando-o, conhecendo-o e dominando-o estaria ele mais preparado para a caça e para enfrentar as adversidades da vida. Estaria pronto, para, através da memorização desse ritual de passagem e diante das futuras ameaças, fazer fluir a sua fera interior para enfrentar o inimigo.
...
4- O horóscopo chinês

O horóscopo chinês parte de uma antiga lenda segundo a qual, num determinado ano novo, antes de entrar no Nirvana, Buda convocou todos os animais, mas apenas doze responderam ao chamado. Para premiar a obediência deles, Buda ofereceu, a cada qual, um dos anos do calendário, de forma que o ano traria o nome do animal e emanaria seu simbolismo e tendências comportamentais, sinalizando, de tempos em tempos, o caráter dos homens que nascessem naquele ano. Nascia então o horóscopo Chinês.
...
Mesmo que a lenda resida no campo mítico e os animais sejam apenas uma alegoria simbólica, nesses meus longos anos de observação comportamental e investigação através do trabalho do ator, não tenho como não apontar referências comportamentais e expressivas no exato momento das tensões com o animal correspondente a cada um, a partir do horóscopo referencial.

5-O Método da Transfiguração animal
...
Os chineses, com o seu teatro milenar, conseguem detectar qual o animal dos seus personagens até porque eles foram compostos já com o arcabouço desse arquétipo. Lá, a integralidade se dá quando acontece a simbiose entre o animal do ator e o do personagem. E isso não se faz da noite para o dia, e sim através de uma investigação laboratorial, com aproximação das identidades, para depois humanizá-las no modo de vida pretendido pela encenação.
...
Os animais do horóscopo chinês, em consonância com a disposição astrológica, são os que mais se aproximam do comportamento humano. Usar estes mitos, calcados no horóscopo chinês para nos ajudar a conectar com nossos animais de poder, facilitará o ator moderno a compor os múltiplos personagens que terá que interpretar, marcando as diferenciações singulares que os difere diante dos eminentes conflitos existenciais.
...
6.4-Exemplos práticos:

Desde o inicio da década de oitenta, venho exercitando a técnica da transfiguração animal por meio do horóscopo chinês em minhas montagens. Em muitas delas, se não chegaram a ser aplicadas a contento na teatralidade cênica, pelo menos me serviram para conhecer melhor o ator com o qual tive de trabalhar, para dele tirar o melhor ou o pior e para o personagem. É importante saber dos limites e das possibilidades do elemento humano que se predispõe a ser trabalhado no âmago do seu “eu”, abrindo-se para o “outro”. Isto necessita de certas revelações. Com isso, pretende-se que ele se liberte das possíveis amarras do diretor e empreste as suas próprias características ao personagem, até então desconhecidas.

7- Concluindo

O ator, transfigurado, sabe que não é da raça do animal que está sendo mostrado. Só o nosso íntimo sabe qual é a raça, por fora, só sabemos da raça genérica. E é bom que a preservemos. Ele se define na personalidade, nos seus traços, nos seus comportamentos, quando, nas horas solitárias, não temos que mostrar nada a ninguém. Através de um sensitivo e aprofundado mergulho na irracionalidade dos impulsos, temos que conhecer, cada vez mais, as características desse nosso animal.

A partir de agora, mesmo que intelectualmente, deixem-se levar por ele. Estudem mais e mais o seu animal no horóscopo chinês, estudem o seu animal na sua vivência natural. Pesquise sobre o seu animal em fotos, filmes e até em desenhos animados e, paralelo a isso, veja o que coincide com você, nos seus momentos mais à flor da pele.

O ponto de tensão é o receptador primordial dos impulsos e é exatamente ele que empurra para as reações e intenções expressivas. Agora, é o momento de termos isso trabalhado e expresso para termos consciência dele. Depois, é interiorizá-lo e emprestá-lo ao personagem de cada um. Pesquise em casa tudo o que puder sobre seu animal que, no coletivo, faremos você conhecer melhor as suas possibilidades interpretativas.
...
8.1-Comportamentos comuns

Estas indicações poderão ajudar ao ator a se conhecer melhor, encontrar e superar os empecilhos que o fazem construir, com mais facilidade, um personagem do que outro. E também poderão contribuir, significativamente, para a observação de um encenador atento ao seu elenco.

São essas as marcas desses comportamentos comuns.
1) Os Materialistas: são os animais ligados a realizações materiais, tornando-se,muitas vezes, bons provedores: Rato, Macaco, Dragão

2) Os Orientadores: são animais que podem animar ou instruir outros com idéias excêntricas ou pela força de sua personalidade: Galo, Serpente, Búfalo (boi)

3) Os Transformadores: são animais que trazem a revolução social. Mais desprendidos da matéria, têm apreço pela liberdade: Tigre, Cavalo, Cão

4) Os Sensitivos: são animais muito sensíveis e misteriosos, tendendo a desenvolver uma diplomacia natural, pois captam o interior dos outros: Gato (Coelho), Cabra, Javali (porco)O mais importante de tudo é que o aplicador do jogo tenha uma verdadeira noção da cosmoética e da investigação exclusivamente cênica que realizará, para não enveredar nas catarses do psicodrama, que nada têm a ver com a nossa proposta.
...
Na cultura milenar chinesa, além do ano do nascimento, tanto os meses como as horas têm seu animal correspondente, seguindo a mesma cronologia daqueles doze que estão convencionalmente ligados ao ano do nascimento, com o tempo de duas horas para cada animal. Poderíamos fazer uma referência teórica aos horários em que o ator de um referido animal passará por momentos de conflito com o animal que rege este tempo, entregue à composição, mas nosso estudo ficaria muito extenso. Portanto, decidimos deixar essa pesquisa mais aprofundada para aqueles que se interessarem por este aprofundamento.

Conhecedor de algumas das nuances dos animais do horóscopo chinês no processo da composição autoral, pude referenciar a média de alguns comportamentos ligados à função que tem sido comum a todos com quem tive o prazer de construir essa metodologia. Elas devem servir apenas como indicativos e não como regra geral. Então, localizemo-nos individualmente nesse universo:

A quem, o estudo completo deste assunto, interessar possa, entre em contato com o autor: José Facury -http://www.josefacury.com.br/

Nenhum comentário: