ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2012

POESIA

HOJE, 13 DE JUNHO, O GRANDE POETA PORTUGUÊS FERNANDO PESSOA (1888), ESTARIA COMPLETANDO 124 ANOS.


Cinco poemas escolhidos...
1


No fim de tudo dormir
No fim de quê?
No fim do que tudo parece ser...


Este pequeno universo provinciano entre os astros
Esta aldeola do espaço,
E não só do espaço visível, mas até do espaço total.


2


Há entre mim e o real um véu
À própria concepção impenetrável.
Não me concebo amando, combatendo,


Vivendo com os outros. Há, em mim,
Uma impossibilidade de existir
De que (abdiquei), vivendo.


3


Tornei minha alma exterior a mim.


4


Tudo quanto penso
Tudo quanto sou
É um deserto imenso
Onde nem eu estou.


Extensão parada
Sem nada a estar ali,
Areia peneirada
Vou dar-lhe a ferroada
Da vida que vivi.


5


O amor é que é essencial.
O sexo é só um acidente.
Pode ser igual

Ou diferente.
O homem não é um animal:
É uma carne inteligente,
Embora às vezes doente.

Nenhum comentário: