ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

POESIA

UMA DATA A SER LEMBRADA E DOIS POETAS DE PESO PARA NÃO SEREM ESQUECIDOS 


HOJE, 25 DE MAIO, O ENIGMÁTICO CINEMATÓGRAFO JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE (1932) ESTARIA COMPLETANDO 80 ANOS.

SAIBA MORRER O QUE VIVER NÃO SOUBE


Meu ser evaporei na lida insana

do tropel de paixões que me arrastava.

Ah! Cego eu cria, ah! mísero eu sonhava

em mim quase imortal a essência humana.

De que inúmeros sóis a mente ufana

existência falaz me não dourava!

Mas eis sucumbe Natureza escrava

ao mal, que a vida em sua origem dana.

Prazeres, sócios meus e meus tiranos!

Esta alma, que sedenta e si não coube,

no abismo vos sumiu dos desenganos.

Deus, ó Deus!… Quando a morte à luz me roube

ganhe um momento o que perderam anos

saiba morrer o que viver não soube.

Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805)


Sorriso Cerrado

Do Guimarães fez-se rosa
Enveredada, sorriso teu.
Teu sorriso fez-se corte,
Espinhaço orgulho meu.

Corre sangue peito aflora
Forte escuro feito breu
Entrelaçado ao buriti
No sertão que se perdeu.

José Vieira

Nenhum comentário: