ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 15 de julho de 2011

GODARD

TRISTE CONSTATAÇÃO


Jean-Luc Godard, um dos grandes nomes do cinema de autor, disse ao jornal britânico "The Guardian" que, para ele, o cinema acabou. "Film Socialisme" foi o seu último filme.
"Certa vez, acreditamos que éramos 'autores' mas não éramos. Não tínhamos ideia da verdade. O cinema acabou. É triste que ninguém o explore. Mas fazer o quê? E, de qualquer maneira, com celulares e tudo mais, todo mundo é um 'autor' agora", disse Godard ao jornal.
“No cinema americano, todos os filmes produzidos em Hollywood atualmente são ruins”. Para ele, a produção hollywoodiana entre os anos 1930 e 1950 era boa, já que "conseguiam fazer filmes como ninguém". "Agora, até mesmo os noruegueses podem fazer filmes tão ruins quanto os americanos", afirmou o cineasta.
É preciso entender o que Godard quis dizer decretando a sua morte, pois Godard é cinema e são poucas as pessoas que hoje “exploram” a linguagem cinematográfica como ele o fez.
Na verdade ninguém quer mais saber do cinema e de Godard, não querem ter visão, não pensam, privilegiam a cultura do divertimento, do mais fácil, do que já vêm pronto, multidões sem nenhuma ideia, a não ser do registro de suas façanhas caseiras, fazem a sua MTV, praticam o seu besteirol e exibem o seu lixo íntimo pelas páginas digitais da internet. Hoje todo mundo é um autor com suas câmeras digitais e seus programas de edição que qualquer computador possui. Todos se acham cineastas e julgam fazer cinema. Grande engano do saber. O Cinema acabou. Triste constatação essa do intelectual e do artista que mais influenciou a minha maneira de ver e de fazer cinema, mas consigo entendê-lo. A visão e a audição do mundo das artes chegaram ao limite. Parece que nada mais há para fazer, tudo já foi feito e muito pouca gente deu atenção a isso.

3 comentários:

Isabel disse...

Isso é porque ele não viu nosso filmes! Ele que se recusou a vir ao Brasil uma vez por causa dos mosquitos se sente no direito de ficar lá na casa dele na Suíça falando que o cinema acabou... oras bolas.

Sergio Nedal Riss disse...

Godard exagera, deve ser o charuto...o cinema como arte pode ter acabado, mas as pessoas nao deixam de ver filmes. Acabou o cinema do estilo Godard, mas o povo adora filmes de comedia, aventura, acao, e bons roteiros, mais inteligentes e letrados cada vez mais fica dificil entender o cinema quase mudo dele. Ja vai tarde...
a tecnologia nao substitui a arte, apenas ajuda a propagar mais rapido e em pilulas. Bom gosto e ideias ainda tem espaço garantido.

Coisas de Elizete disse...

Talvez seja significativo pra ele, só os filmes que ele participou de alguma forma. Achei insulto da parte dele, pra não dizer arrogante.