ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 3 de julho de 2011

NOTÍCIA



No Interior das Minas

Morreu o Presidente Itamar Franco, o último político da geração do meu pai. Conheci o homem e o político mineiro ainda criança na sede do PTB que Sette Barros, meu pai, presidia. Depois, mais tarde, na convivência com o José Aparecido de Oliveira, José de Castro Ferreira, Raul Belém, nos encontros que ele promovia no Hotel Del Rey em Belo Horizonte nos idos de 1978 para conversar, contar os “causos políticos” dos mineiros e preparar o terreno para a redemocratização do país, foi nesta época que eu me aproximei um pouco mais do futuro Presidente.
Ele era senador da república quando fui convidado pelo Festival de Brasília para exibir o meu filme “Interior das Minas” sobre o paleontólogo e descobridor do homem pré-histórico de Lagoa Santa, Peter Lund, em suas descobertas e pesquisas em mais de 800 grutas e cavernas na região de Codisburgo, Minas Gerais. Em lá chegando fui estar com ele no Senado onde, depois de sua insistência, escrevi uma nota sobre o meu filme que ele me deu a honra de lê-la no plenário da casa.
O homem Itamar era assim: intempestivo, de atitudes inesperadas, obstinado, vaidoso e dizem seus inimigos que guardava ódio na geladeira, jamais esquecia uma traição.
O político Itamar conservava essas mesmas características pessoais, mas também era um nacionalista de centro-esquerda, probo e determinado na defesa do homem brasileiro e de suas tradições.
Foi no seu governo que renasceu das cinzas o cinema brasileiro massacrado por Collor e seus asseclas.
Sim! Ele era também paradoxal em suas posturas políticas. Ontem era vice do Collor e depois ficou contra ele. Amigo e depois inimigo de FHC. Apoiou Lula e depois se voltou contra ele apoiando Serra. Mas entre uma guinada e outra, construiu um caminho sólido de honradez e tornou-se um exemplo de dignidade que muito fará falta ao Brasil.
O conhecimento e a disseminação agora de sua história elevarão o pensamento e a postura pública dos jovens políticos que hoje surgem no cenário nacional.

Nenhum comentário: