ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CINEMA

IMPERDÍVEL


Para aqueles que ainda não assistiram “Um Sorriso Por Favor, O Mundo Gráfico de Osvaldo Goeldi” vale a pena conferir o filme de 22 minutos de duração, em alta definição, dividido em duas partes.

Documentário sobre Osvaldo Goeldi, famoso gravador e artista carioca que tem a sua arte pontuada pelo cinema expressionista alemão. Goeldi, desenhista, gravador e professor. Era filho do naturalista suíço Emílio Augusto Goeldi. Residiu em Belém, enquanto seu pai organizava o Museu do Pará. Aos seis anos de idade, partiu para a Suiça com sua família. Regressa ao Brasil em 1919 e em 1921 expôs seus desenhos no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1924 conhece Ricardo Bambi; artista plástico, com quem inicia a técnica da xilogravura. Em 1937 faz as ilustrações do livro "Cobra Norato" de Raul Bopp, onde utiliza pela primeira vez a cor. Foi professor de gravura na antiga Escola Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro, até o seu falecimento em 1961. Premiado com o melhor filme e melhor montagem - Rogério Sganzerla - no Festival de Cinema de Brasília de 1982 – este filme foi convidado para o Festival de Cinema de Oberhausen, na Alemanha em 1983.

Sobre o filme: “ ...uma figura que nunca é vista na faixa de luz em que se mostram os outros, alguém que parece não pertencer quase a vida cotidiana, mas que é um recôncavo de ressonância para as vibrações do mundo. Jose Sette procurou captar essa luz difusa em que parecia estar mergulhado o homem Goeldi... um levantamento do repertório expressionista com seus jogos de luzes cenográficas, deslizando por eles as imagens das gravuras e dos desenhos... um clima fantástico criado a partir da retícula da televisão ou fazendo aparecer em cena um urubu.”

Wilson Coutinho – Jornal do Brasil – 1981.

Atenção: O filme ficará disponibilizado no Youtube durante duas semana.

Sorriso Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Y5_atQfo3QI

Sorriso Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=-LOL335x_Ow


Amaxon trailer agora em alta definição. http://www.youtube.com/watch?v=GZhMahAX_Ao

Nenhum comentário: