ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CELUKINO

Aniversário

Completei, em 17 de janeiro, 63 anos. Passo o aniversário sempre no Rio de Janeiro, onde almoço com minha mãe, Nídia Sette de Barros de 91 anos, em companhia de minha irmã Ana e da adorável Raquel, minha mulher. À noite bebo com alguns amigos e amigas, aqueles que por aqui vivem e se lembraram da data. Comemoro cada ano como se fosse o último. Procuro pelas mesas a dona alegria e a encontro, em alguns momentos, devo confessar: ao abraçar os amigos e amigas que aqui vieram; ao rever mamãe e admirar a bela Cris e sua barriguinha onde se esconde a minha futura netinha; alegro fico ao ver meu filho Emiliano, cheio de energia criativa. Meu outro filho, Jose Vieira, se ausentou, mas está propositalmente no vídeo comemorativo que editei com os registros fotografados pelos celulares das meninas (Celukino); sempre me alegro também ouvindo essa trilha de Jimi Hendrix, que coloquei no vídeo, aqui ela é memória proposital e propiciatória. É também uma honra e uma grande alegria receber importantes lembranças na forma de livros e vídeos de pessoas especiais como a Helena Inês, que me presenteia uma coletânea dos textos críticos (Edifício Rogério) de Rogério Sganzerla, em dois volumes, coletados nos jornais de época; como o Luiz Rosemberg que se lembrou do amigo no título Arte Resistência – Nietzsche Deleuze e o Ricardo Miranda com os 3 vídeos/filmes de sua autoria – Gilbertiana; A Etnografia da Amizade; Bricolage; que fazem com que uma simples noite se torne especial, deixando de existir os “homens vazios”, como diria o velho Vinicius, “porque hoje é sábado”, para se fixarem definitivamente em minha memória, nesta noite cheia de saber, me fazendo rir dos muitos casos contados e por um instante, na loucura do chope gelado, a esperança em um mundo melhor. No final da noite Rosemberg me propôs fazermos um filme juntos sobre algum texto de Machado de Assis. Ai surge em mim à possibilidade de existir ainda alguma energia para realizar um novo filme. Este será o meu presente em 2011!

Segue abaixo o vídeo registro de todos os amigos presentes: Além dos já citados tive a grande alegria em rever Maria Gladys e a linda Teresa, sua filha e do meu querido amigo e cineasta Oscar Maron, infelizmente hospitalizado, Otávio III, Ana Lucia Messias, João Francisco, as amigas e a namorada de Ricardo Miranda, do cineasta Renato Lopes e sua mulher “a doce” Lina Machado e de passagem Eric Rocha e Paula Gaetan.

Nenhum comentário: