ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 21 de novembro de 2010

Cinema de Invenção

Recolhi, em corte seco, do seu filme de longa metragem “O Vampiro da Cinemateca” (1975/77) onze minutos (10%) de alguns trechos que poderiam ilustrar o momento histórico em que ele foi filmado e passar, para quem ainda não conhece, um pouco do seu pensamento polêmico e idiossincrático. O filme é narrado na primeira pessoa pelos textos do próprio Jairo e de outros autores com sua voz distorcida como uma guitarra de Hendrix, e também por gestos e movimentos da sua figura- personagem quixotesca de forte presença ditirâmbica frente à câmera superoito. Nele pode-se reencontrar o discurso estético-poético da época de uma geração infelizmente hoje esquecido.

Pequena Homenagem ao Escritor, Crítico e Cineasta Jairo Ferreira.

Alo! Ministério da Cultura, da educação e do saber: Não seria uma má idéia fazer uma grande reunião com toda essa geração, todos esses personagens que estão presentes no livro do Jairo, os reunindo em uma grande mostra dos seus filmes no Festival de Brasília ou talvez, quem sabe, muito depois, em um encontro Kinespiritual na casa do Eliseu Visconti em Teresópolis.

Ambos os encontros poderiam muito bem serem registrados, documentados, por todos jovens entusiastas do cinema-futuro ali presentes trazendo nas mãos suas câmeras digitais e nas cabeças a memória do genial Jairo Ferreira e de todo o seu cinema de invenção.

Nenhum comentário: