ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

RE-LEITURA

A Verdadeira Revolução dos Mineiros
Todos os brasileiros, principalmente os mineiros, deveriam conhecer a história do movimento político de 1842 e o que aconteceu naquela época com todo aquele povo rebelde. Esta revolta popular que abalou o Brasil e por pouco não fez os revolucionários da Província de Minas Gerais proclamarem a república 47 anos antes de a quartelada carioca derrubar o Império, em um golpe conjurado por fazendeiros e pela elite paulistas como apoio do exército.
Esse livro, escrito no calor deste movimento de libertação, por um do seu mais pugnaz revolucionário, o cônego José Antonio Marinho, é um testemunho extraordinário sobre aquele momento singular por que passou o povo das Minas Gerais, pois é dali que surge, vindo escondido da corte, cavalgando a noite, despistando os soldados do Império, a figura histórica do grande herói dos rebeldes, o Capitão da Casaca Grande, o comandante de fato dos revolucionários mineiros, o mais sábio dos chimangos, o deputado Teófilo Ottoni.
A partir desse livro, acima exposto, e meu envolvimento criativo com o romance histórico escrito sobre Ottoni, por Paulo Pinheiro Chagas, intitulado “O Ministro do Povo”, como base de observação daqueles acontecimentos, escrevi um roteiro para cinema intitulado “Ottoni e a Revolução” que infelizmente, por incompreensão dos governantes e autoridades ligadas a cultura do país e do meu Estado, não me foi possível realizá-lo. Deixando ainda cinematograficamente escondida uma das mais belas páginas da história de Minas Gerais e do Brasil.

HISTÒRIA DO MOVIMENTO POLÌTICO DE 1842
Autor: José Antônio Marinho
Editora Itatiaia (Belo Horizonte)
Editora da Universidade de São Paulo – 1977
Capa de Claudio Martins
Apresentação de Francisco Iglésias

OBS: O Roteiro escrito por mim sobre o Ottoni e o movimento de 1842 está publicado aqui no Blog na página ROTEIROS.

Nenhum comentário: