ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BRASIL


É Preciso Coragem e Avançar...

Um poder político republicano inovador, transformador e criativo, que pretenda avançar na identidade e na defesa de uma nação-continente livre e soberana como é o Brasil, precisa ter a coragem de fazer três ações simples, mas de complexas injunções no sistema político de governos engessados por interesses seculares pré-estabelecidos mundialmente pelas elites dominantes.

Os governos caem por sua mesquinhez e ganância.

Se algumas destas três ações propostas aqui, a qualquer tempo, forem executadas pelos futuros mandatários da república, Presidente, Governadores, Prefeitos ou se forem exigidas pelo povo organizado, o país mudará para sempre e para melhor e, em bem pouco tempo, transformar-se-á a sociedade reprimida e escrava em terras de homens livres.

Acredito que o Brasil deu o seu primeiro passo em busca do país do sol e da liberdade com governo Brizola e Darcy, abrindo os olhos da nação para a educação pública de qualidade, criando quinhentas escolas de tempo-integral no Estado do Rio de Janeiro.

Alimentando o corpo e a alma de todas as crianças brasileiras, o saber ganha da ignorância e une a todos, sem distinção, pelas novas oportunidades que são oferecidas, liberando a energia salvadora do trabalho consciente de todos construindo, sem medo, uma nova sociedade brasileira.

Para que isso se torne realidade é preciso avançar e para avançar é preciso ser criativo.

Ser criativo é:

1. Ter todas as crianças do país na escola de tempo integral – Como foi imaginado e feito pelo Professor Darcy Ribeiro. Além das matérias curriculares, mais aulas de introdução a Música, Literatura, Teatro, Cinema, Televisão e História da Arte. Dez anos de escola pública onde o saber, o talento, à vontade e a vocação serão os privilegiados.

2. Fazer a Universidade Livre do Brasil. A sequência lógica para o ensino público nos últimos três anos de aprendizado. Um centro de saber pautado aqui em três temas básicos ministrados em três escolas fundamentais: Escola do Atlântico (ou do Mar); Escola da Terra (ou da Biodiversidade); Escola das Artes (ou do Conhecimento).

3. Constituir o Ministério das Reformas Brasileiras. Para abrir, democraticamente, o caminho e avançar será preciso primeiro reformar e melhorar todo o sistema: Agrário; Urbano (habitação, segurança e transporte); Tributário; Judiciário; Saúde; Educação; Comunicação; Político e Cultural.

Educar e Reformar Para Avançar!

O resto é papo furado em época de eleição.

Nenhum comentário: