ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

NOTÍCIA



VIVA LUIS CARLOS PIRES!

Sempre que tenho a notícia da morte de um amigo, lembro-me do poeta Murilo Mendes que dizia, no final de sua vida, não ter mais prazer, nem alegria, de visitar o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, sua cidade natal - ele morava em Roma, e negava quando recebia os convites de viagem a sua terra, pois lá quase todos seus amigos, aqueles que ele mais gostava e admirava, já não estavam mais aqui na terra brasílica, haviam partidos para o além de nós mesmos. Não gosto de dizer que eles morreram, pois não acredito na morte de pessoas que me foram tão queridas - para mim eles permanecem vivos na memória e no meu coração. Como dizia o velho político mineiro. Só não podemos encontrá-los mais, abraça-los, vê-los e ouvi-los, é disso que reclamava o poeta e o deixava distante do Rio e de Minas.
Foi Leda Nagle, uma juizdeforana, repórter da TVBrasil, que me passou, via tevê, a triste notícia do falecimento do meu amigo Luis Carlos Pires.
Numa faísca de tempo muitas imagens passaram por minha cabeça e todas contendo histórias que vivemos juntas desde quando o conheci em Belo Horizonte militando no partido comunista.  
Depois no Rio de Janeiro, produção de cinema e produção musical, viagens lisérgicas, prisões e exílio. Volta a Minas e o reencontro no Palácio das Artes, onde trabalhamos juntos. Os últimos encontros foram na TVE, hoje Brasil.
Embora não o via, já fazia algum tempo, tinha por ele grande carinho e pensava encontrá-lo quando da venda do meu filme para a TVBrasil, mas não tivemos essa última oportunidade.

Enquanto viver eu guardarei a sua memória com carinho e saudade.

Nenhum comentário: