ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 27 de junho de 2013

UMA CONTRIBUIÇÃO A REPÚBLICA

foto de Damião Lopes

POR UMA NOVA REPÚBLICA

Hoje me perguntaram, durante uma calorosa conversa sobre as manifestações contra a existência dos partidos políticos, o que eu teria para oferecer à discussão de uma possível reforma política no país.
É simples, brasileiro e democrático, respondi... 
Eis aqui o que eu acredito ser um regime político avançado, republicano e definitivo.
Teríamos no novo universo político, um presidente da nação, um presidente da câmara, um presidente do senado, os prefeitos dos municípios, os senadores, os deputados e os vereadores. Nada mais. Não existiriam neste novo sistema o Estado, governadores e deputados estaduais e seus complexos administrativos.
O país, a república, passaria a ser comandado pela união de senadores e deputados com o poder dos vereadores de todos os municípios regidos por um único governo central.
Os antigos Estados elegeriam, junto ao governo central, dois senadores cada, que cuidariam de representar o interesses da somatória dos municípios deste Estado junto ao governo central do país.
Os deputados federais seriam eleitos por todos os municípios brasileiros, defendendo assim, sem privilégios, os interesses do povo e do país junto ao governo central.
Os Ministros da Saúde, do Trabalho, da Educação e Cultura, do Transporte, da Comunicação, da Defesa, da Terra e da Agricultura, do Exterior, da Ciência e da Tecnologia, da Indústria e do Comércio, da Economia, do Esporte e do Turismo, do Mar e da Pesca, das Minas e da Energia, seriam apresentados pelo presidente e eleitos com a maioria de votos dos deputados e dos senadores.
Os secretários dos municípios apresentados pelo prefeito seriam eleitos pelos votos dos vereadores.
Não haveria mais necessidade de ser filiado a um partido político para se candidatar.
Os direitos a propaganda eleitoral seriam iguais para todos os candidatos.
Financiamento público das campanhas.
Governos de cinco anos com reeleição para todos os mandatos.
CURSO POLÍTICO UNIVERSITÁRIO PARA TODOS OS CANDIDATOS A VEREADORES.
Assim só pode ser candidato a prefeito e/ou deputado quem já tiver sido eleito vereador. Só pode ser senador quem já foi deputado. Só pode ser presidente quem já foi senador.

Assista ao filósofo Deleuze falando sobre esquerda...


Nenhum comentário: