ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 21 de junho de 2013

TRIBUNA

Paulo Solon
Falam alguns que a China virou capitalista. Mas se isto é verdade, significa apenas que agora pode se dar ao luxo de admitir certa liberalização, após haver sedimentado os princípios de moralidade administrativa traçados pelos Pais da Moderna Nação Chinesa.
Falam muito em Pais Fundadores da Nação Estados Unidos, citando entre outros Benjamin Franklin. Nada de extraordinário. Mas os Pais Fundadores da Nação China moderna foram sem dúvida Mao Tse-tung e Chu En-lai, para não citar o camarada Chang Si-te. Os três estiveram dedicados por inteiro à libertação do povo, trabalhando totalmente a favor dos interesses do povo.
O antigo escritor Sima Chien dizia: “Ainda que a morte chega a todos, pode ter mais peso que a montanha Taishan ou menos que uma pluma”. Morrer pelos interesses do povo tem mais peso que a montanha Taishan, declarou Mao Tse-tung; servir aos fascistas e morrer pelos que exploram e oprimem o povo tem menos peso que uma pluma. O camarada Chang Si-te morreu pelos interesses do povo.
Prossegue o fabuloso Mao: “Servimos ao povo e por isso não precisamos que nos sinalizem e critiquem os defeitos que possuímos. Qualquer um, seja quem for, pode enfatizar nossos defeitos. Se tem razão nós os corrigiremos. Se o que propõem beneficia o povo, atuaremos de acordo com isso. A idéia de “menos mas melhores tropas e uma administração mais simples” foi formulada pelo senhor Li Ting-ming, que não é membro de nosso Partido. Fez uma boa sugestão em benefício do povo, e nós a adotamos. Se em áreas de interesse do povo persistimos no que é justo e corrigimos o que existe de errôneo, nossos destacamentos prosperarão”.
E NO BRASIL?
Agora eu pergunto. Onde já se viu um mandatário brasileiro agir desta maneira? No Brasil a revolução será feita de baixo para cima. Mas não se enganem, ela será feita.
Na China os revolucionários vieram de todos os rincões do país, unindo-se a um objetivo comum. Estará acontecendo algo perecido no Brasil? Creio que é o que vai acontecer brevemente. Todos os revolucionários do país se unindo a um objetivo revolucionário comum. Com o tempo, a imensa maioria do povo brasileiro marchará pelo caminho que leva a esse objetivo, ninguém podendo impedir. Mais de cem milhões como base de apoio para liberar toda a nação. Em tempos de reação, temos que ter presente nossos êxitos, aumentar nossas ações e renovar nossa coragem.
O povo brasileiro está sofrendo. É nossa obrigação salvá-lo, lutando com energia. Na luta sempre haverá sacrifícios e a morte será acontecimento frequente. Mas temos que ter a mente direcionada para os interesses do povo e a morte digna. Não obstante, como dizia Mao, devemos reduzir ao mínimo os sacrifícios desnecessários.
“Nossos quadros devem preocupar-se por cada combatente, e todos os que integram as fileiras revolucionárias devem cuidar-se entre si, possuir afeto e ajudar-se mutuamente”(…) Desta maneira expressaremos nosso pesar quando alguém é abatido e contribuiremos para a unidade de todo o povo”.


Nenhum comentário: