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sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Restam Algumas Dúvidas...


Fictício Diálogo, Kit, Vieira, Polany, Kautsky, Owen, Marx, Sobre o Fato Real
José Luiz Vieira

- Houve uma falha em nossa conexão!
- Antes lhe enviei o prefácio que havia acabado de escrever sendo em seguida convocado para uma conversa mais direta, amparada pelos aparatos da imagem e do som.
Assim que a conexão se estabeleceu fui abruptamente arguido:
- Você leu "A Grande Transformação" do economista e sociólogo Karl Polany? 
A humilde sinceridade em mim presente respondeu:
- Não, pois desconheço esse autor não podendo assim por consequência óbvia conhecer sua obra.
Mr.Kit então prosseguiu por longo tempo seu monólogo:
- Aqui na Europa há tempos é o autor mais lido por filósofos, economistas, antropólogos e interessados de forma geral pelo assunto...
Remetendo-me, em seguida, um texto crítico sobre o livro acima citado.
 - Aqui no velho mundo, Marx está de fato morto e enterrado, com mais de 7 palmos de terra sobre sua lúcida cabeça.
De pronto assustei-me, contendo minha ingênua indignação e logo pensei: - Como pode tamanha alienação sendo o velho mundo o continente contextual de um processo histórico que se desenrola sem solução até os dias de hoje?
Fui interrompido pela interposição "concomitante dos sons", com diálogos sobrepondo-se uns aos outros, até me calar para que possível fosse algum entendimento então ouvindo.
- José leia o livro! Leia anteriormente a crítica sobre ele e verás que ambos abordam não somente o mesmo tema, como da mesma forma sem se embasarem em "dogmas já padecidos dentro de si mesmos", pelo excesso de crença e não por excesso de reflexão, sendo que ambas são inesgotáveis... Desejo deixar claro que o foco de nossa temática não é fazer  apologia ou depreciar  dogmas já padecidos dentro de si mesmos pelo excesso de crença e consecutiva carência de reflexão. Espero da mesma forma não decepcionar fanáticos para com sufixos tais como: ista; ismo;  dentre outros.Para não cairmos em constantes contradições causadas pelos “ismos” , sendo capazes de prosseguir à busca de um pensamento puro e livre de pré-conceitos.Vamos abolir de imediato o termo Marxismo, nos restringindo apenas a refletir sobre as observações de Marx a qual se refere ao impacto nocivo do processo de produção capitalista para com a integridade da natureza do homem.
Para a produção de toda e qualquer mercadoria ou “riqueza”, sendo ela de propriedade material ou intelectual,necessitamos imprescindivelmente de dois fatores :  Trabalho Humano e Recurso Natural.
A mercadoria que “ao primeiro olhar”, nos parece como algo “isenta de tudo”  adquiri todo  seu “caráter social”, determinado pelo seu modo de produção, sendo este determinado pela sua finalidade.
O novo modelo de produção capitalista  foi gradativamente extraindo o  “caráter social” da mercadoria, assim como sua função reguladora de uma economia sustentável baseada na divisão dos recursos naturais, e do trabalho humano para gerá-la.
Não foi preciso mais de uma década após sua implantação, para que fosse possível fazer um diagnóstico assertivo sobre seus impactos devastadores à integridade social , econômica e moral do homem.
Ainda no século XIX, Robert Owen constatou que o novo capitalismo causava não só o empobrecimento material dos trabalhadores mas também o rompimento da cultura ética à qual os trabalhadores pertenciam e através da qual definiam a sua identidade. Owen foi dos primeiros a reconhecer que as instituições econômicas têm um impacto no auto-reconhecimento cultural das pessoas. Ele advogava (e chegou mesmo a estabelecer) uma organização alternativa da produção industrial, que permitisse aos trabalhadores definir as suas vidas através do respeito mútuo e da cooperação.
- Você já leu Kautsky? Ele é fudamental!...                                                                                    (Karl Kautsky (Praga, 18 de outubro de 1854  Amsterdã, 17 de outubro de 1938) foi um teórico político alemão, um dos fundadores da ideologia social-democrata. Foi uma das mais importantes figuras da história do marxismo, tendo editado o quarto volume do Das Kapital, de Karl Marx).                                                     ...Especialmente dada à escassez de bibliografia confiável em português que continua dominado por literatura confessional, salvo honrosas exceções. E neste campo, a literatura confessional continua se prestando às mais terríveis falsificações, em nome da preservação de certos dogmas cujo interesse de manutenção está nas instituições eclesiásticas às quais algumas editoras pertencem. Deste modo, é sempre importante uma obra escrita com o necessário “ateísmo metodológico”, no caso de Kautsky fornecido pelo que se entendia à época por “materialismo histórico” – a saber, a ideia de estudar a história sempre a partir do movimento de suas forças econômicas. É verdade que o “materialismo histórico”, da forma como ficou sob o domínio do stalinismo, tornou-se apenas um arremedo de força intelectual/filosófica, convertendo-se em dogma de implantação violenta e coercitiva, do mesmo modo que as doutrinas cristãs em séculos anteriores. Não é assim com a forma em que a metodologia foi empregada por Kautsky. O que o autor faz é o que convencionamos chamar de História Nova, que conhecemos no Brasil apenas pelos autores franceses influenciados pelo marxismo (começando com Marc Bloch e Lucien Febvre – que também escreveram sobre história do cristianismo). Kautsky trabalha com a literatura latina, com memorialistas como Josefo, com a literatura patrística (especialmente a do segundo século) e mesmo com as Escrituras do Cânon Cristão. O autor faz aquilo que se tornou o metiér do historiador no século XX: tira das fontes apenas o que elas não pretendem dizer, desconfiando sempre daquela intencionalidade que faz de todo documento um monumento, ou seja, um discurso para a posteridade, imbuído de uma série de armadilhas possíveis na sua leitura.O autor também dialoga com a fabulosa erudição alemã do século XIX, tanto histórica quanto teológica, o que torna o livro muito interessante para o leitor brasileiro, à medida que não temos conhecimento desta bibliografia de base, inacessível em nossa língua. O livro é, então, muito mais do que uma história do cristianismo nos primeiros séculos: é uma síntese da pesquisa história sobre o império romano, a filosofia helenística e os movimentos do judaísmo. Com base neste vasto panorama, Kautsky tira do cristianismo uma série de pretensas originalidades e mostra o movimento como deve ser visto: inserido nas disputas e contradições de seu tempo. Da mesma forma, trata como fonte histórica os Evangelhos e as Epístolas do Novo Testamento apenas naquilo que eles possuem de valor histórico: um testemunho sobre as comunidades que lhe deram forma escrita, entre 40 e 100 anos após a morte de Cristo. Para isso ele usa de forma muito instigante a crítica bíblica, disciplina que teve o grosso do seu desenvolvimento no século XIX. O cristianismo assim desvendado por Kautsky foi um movimento proletário, a princípio uma comunidade sediciosa do nacionalismo judaico de Jerusalém e da Galiléia, que praticou o comunismo do partir do pão – que o autor classifica como um comunismo de consumo. Este o seu interesse pelo estudo do tema, pois o estudo das origens do cristianismo surgiu primeiro como uma introdução a uma obra em dois volumes intitulada Movimentos comunistas na Idade Média O comunismo na reforma alemã. Como fosse criticado por outros historiadores, o que era um capítulo inicial foi desenvolvido em uma obra maior e melhor fundamentado, resultado que continua relevante 100 anos depois. Para mim, além da caracterização da comunidade cristã primitiva de Jerusalém (da qual temos boas caracterizações por outros autores), o que chama mais à atenção na obra de Kautsky são suas explicações sobre a transformação de uma comunidade radical proletária em uma instituição hierárquica, processo que sabemos que estava completo nos tempos de Constantino (século IV), mas que até hoje considero que ninguém explicou tão bem como nesta obra. Kautsky propõe que as próprias contradições do regime de comunismo de consumo praticado pelos cristãos primitivos levaram às transformações operadas, fortalecendo a autoridade dos bispos. Deste modo, é muito interessante ler uma história em que o cristianismo dos primeiros séculos não se reduz a um embate filosófico/doutrinário entre os primeiros teólogos (como geralmente o assunto é tratado na bibliografia sobre o tema), mas é apresentado como a história da vida comum dos pobres e de suas esperanças escatológicas, bem como os limites e contradições de suas formas de vida e trabalho.Também recebe importância nas considerações de Kautsky o surgimento de um comunismo de produção nos mosteiros, a partir do século IV – assunto pouco discutido pelos historiadores, mas que tem papel preponderante no desenvolvimento de toda a economia europeia da Idade Média. Enfim, continua sendo uma obra única e indispensável, pelas suas qualidades em intercalar o interesse para o estudo histórico de questões de economia, política e religião. E só nos mostra o quanto andamos atrasados em nossas discussões brasileiras sobre o tema, enquanto passamos um século desconhecendo esta interpretação tão original.                                                                                       - Puxa! Pensei: Como fala Mr.Kit!

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