ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 23 de março de 2011

Botinas Mineiras do Holandês Sonhador

Vincent Van Gogh
SETE PENSAMENTOS IMPERFEITOS

1. Aos olhos da história, o espírito e a vida de Cristo foram libertários. Aos olhos do historiador, o cristianismo e a igreja, foram opressores e trágicos. O homem nasce livre, a sociedade é que o reprime.


2. Na encruzilhada da vida três caminhos a escolher: Todos levam ao caos, ao nada, a morte e ao esquecimento. Pra que escolher um caminho? A quem interessa a redenção? O eterno retorno?

3. A compra ou a venda ilícita de coisas espirituais, como indulgências e sacramentos ou os benefícios eclesiásticos?


4. Ninguém pensa, acredita e professa as mesmas coisas. Não há nada igual entre os mortais. Nem o tempo exato da vida, nem a hora, o minuto, o segundo da sua morte.


5. Se existe eternidade, mesmo na matemática do oito deitado, a morte não existe. É uma questão de tempo e espaço. No eterno matemático só o zero existe. As mesma combinações cósmicas que fizeram surgir esse mundo, este ser, esse vegetal, este mineral, esse animal, no seu tempo e espaço, poderão, no eterno, a partir do nada, do zero, acontecer novamente na primeira fração do infinitésimo segundo que se sucede após a morte.


6. O verdadeiro artista já nasce fora deste mundo, mas nele vive, nele se alimenta, cresce e morre. Como um cometa que se aproxima do sol, ele deixa um rastro em sua passagem, as vezes pequeno, outras vezes grande. Mas todos são luminosos, pois são sinaleiros que indicam direções, evoluções, escrita para os poetas, delírio de poucos, mas eles, os artistas, também se afastam e as vezes desaparecem. Como sabê-los?


7. É preciso desenterrar o que está oculto no buraco negro das crises sociais. A fome indigesta do capital na busca febril do seu alimento é a origem de todos os males, da ganância, da soberba. Mexo com arte – to pobre; mexo com lixo – to rico; dou aula – to pobre; vendo petróleo – to rico; sou povo – to pobre; sou elite – to rico; Rico e pobre assim caminha a humanidade.
Se o homem se abstivesse de roubar, no sentido geral da palavra, o resto todo é admissível a liberdade do existir. Mas como isso é possível? Se cortar a mão do ladrão ele rouba com os pés. Se cortar os pés ele rouba com os olhos. Se o cegar ele rouba com a boca. Se costurar a boca ele rouba a com a alma suja, com ódio no seu coração.

Nenhum comentário: