ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

UM POUCO DE TUDO

O cinema deve ser visto como cultura nacional de resistência.

Tive o enorme prazer em encontrar, por acaso na internet, com um blog que traz ao público a obra cinematográfica completa do genial e rebelde cineasta, meu amigo Rogério Sganzerla, que viveu e criou, com toda uma geração, em uma época de sombras e resistência cultural por que passava o Brasil e depois o mundo com a globalização neoliberal comandada pelo capital internacional.
Veja: sganzwelles.blogspot.com/

A democratização da informação é reforma necessária e urgente.

Dez famílias controlam e são os braços do capital internacional e globalizante que dominam a dita inteligência nacional e que formam a opinião do povo brasileiro.
No Brasil são seis as redes nacionais de televisão, Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV e CNT, que controlam 667 veículos do país: 309 canais de televisão, 308canais de rádio e 50 jornais diários. Às redes de televisão, somam-se outros quatro grandes grupos de mídia, Abril, Folha, RBS e O Estado. Essas dez empresas juntas controlam virtualmente tudo o que se vê, se escuta e se lê no país. São elas, portanto, as maiores responsáveis pelas mazelas sociais e culturais por que passa o nosso país a mais de meio século.

O petróleo é hoje a base econômica de todas as reformas que são necessárias a qualquer país em desenvolvimento.

Trabalho. Educação. Cultura. É a tríade para onde devem ser direcionados os extraordinários lucros que as empresas exploradoras do petróleo recém descoberto na costa brasileira, obterão com a venda do ouro negro do atlântico sul no mercado energético internacional.
Pelo o que eu sei no Brasil já se tem petróleo suficiente para o nosso consumo interno. Ainda possuímos o etanol que é o álcool, a cachaça, a rapadura e também a energia limpa dos nossos rios. A bioenergia de nosso sol e de nossas matas. Assim a recém descoberta dos interligados poços do pré-sal, com suas gigantescas reservas de óleo, já nasceu destinada ao consumo externo e será, por mais um tempo, a salvação do estado capitalista que domina o mundo, com sua cultura de leis do mercado e de incentivo ao consumo.
Com a educação dos jovens voltada para o fácil e fútil deleite de ser rico a qualquer preço, em pouco tempo estaremos matando a galinha dos ovos de ouro, endeusando e depois dizimando o trabalho de um povo que não quer ser escravo de ninguém.
É preciso saber com certeza para o que e a quem vai servir essa grande descoberta, esse grande banquete. Onde será servida essa saborosa galinha ao molho pardo?
Pesquisando pela rede anotei coisas interessantes sobre essa surpreendente descoberta que é comentada pelo mundo afora. Nove meses após o início da fase de testes de produção de petróleo na área de Tupi, até agora a descoberta mais promissora do pré-sal da Bacia de Santos, cuja a estimativa era de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo, já é tida como conservadora pelos técnicos que estão instalados no navio-plataforma Cidade de São Vicente, a uma distância de 300 quilômetros da costa. Eles registram e fazem medições diariamente do resultado da retirada de 20 mil barris do reservatório e já foram perfurados mais três poços no entorno da área para delimitar as fronteiras do campo e fazer medições de pressão durante a extração. Por causa da enorme dimensão do reservatório, o consórcio operador (Petrobrás, 65%; BG, 25%, e Petrogal, 10%) foi obrigado a pedir à Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorização de aumento da produção para 30 mil barris que os testes surtissem efeito.
- O navio-plataforma tem a capacidade para extrair 30 mil barris-dia, mas essa quantidade não foi suficiente para registrar nenhuma consequência nos poços de avaliação no entorno. A vazão teve de ser ampliada em 50% para propiciar análise de seus efeitos. As expectativas são bem firmes. Não é sonho, é realidade. Estamos acostumados a um padrão de Albacora, Marlim (campos gigantes da Bacia de Campos), mas este reservatório excede até o de Roncador (o maior campo produtor atual), diz um técnico da Petrobrás, observando o mar do alto do navio – esse o poço milagroso é de onde, mesmo em teste, já foram retirados cerca de 3 milhões de barris de óleo! E é com orgulho que finaliza - A expectativa inicial é de que possam ser instaladas entre quatro a seis plataformas com a mesma capacidade... Quando a área for identificada como campo de produção e estiver em produção plena, poderíamos elevar Tupi, sozinho, ao mesmo nível de produção de um país como o Equador, que faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Os árabes estão de olho no Brasil

Mundialmente notória por divulgar vídeos com mensagem do chefe da Al-Qaeda - Osama Bin Landen, a rede de televisão Al Jazeera enviou um correspondente ao Brasil.
Ele trabalhou num documentário que tentará mostrar como a descoberta do pré-sal, que impressionou o mundo, pode mudar a realidade do País.
O repórter árabe, porém, nos lembra que muitos países vivem a chamada “maldição do petróleo”. Apesar de grandes produtores, não conseguiram converter esta riqueza em melhoria de vida para a sua população, que geralmente é extremamente pobre. - É o caso, por exemplo, da Nigéria, um dos gigantes na produção de petróleo! No Oriente Médio, há exemplos bons e ruins em diversos países. Mas, não creio que haja um só caso exemplar no aproveitamento total de toda essa riqueza. Um dos exemplos do grande contraste social entre a riqueza da natureza e a pobreza homem, foi achado pelo repórter na rota do minério de ferro no Pará - Vimos uma região muito rica, com bolsões extremamente pobres. Para onde vai todo aquele dinheiro? De qualquer forma, quero crer que a impressão que fica e desejamos, é que o seu país, o Brasil, dê o exemplo e com essa extraordinária descoberta caminhe para um aproveitamento melhor do seu petróleo, de sua riqueza, em benefício do seu povo.

Nenhum comentário: