ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 6 de julho de 2014

Memória

Folhetim Elétrico

“Longos são os caminhos da verdade...”.

Organizando e limpando o meu computador pensei no que eu poderia fazer com aqueles bons roteiros que ficaram na memória em busca do tempo perdido e que embora tratassem de temas importantes ao nosso abismo cultural, seriam, quando eu morrer (falo isso por que alguns dos meus diletos amigos já começaram a partir) esquecidos, comidos pelas traças, destruídos pelos vírus deste cérebro eletrônico. Assim, no desespero de ver todo um trabalho perdido, procurei descobri uma maneira de torná-los visíveis sem ter de editá-los, gastar papel e dinheiro que não tenho. Foi lendo o grande Aluisio de Azevedo que descobri o folhetim que tanto sucesso fez na imprensa do século 19. Heureca! Esse novo Folhetim, hoje Elétrico, permitirá, a partir de agora, com periodicidade, a quem se interessar um passeio nos textos de roteiros que poderia ter sido um dia imagens em movimento, cinema. Acrescentarei prefacios com algumas reflexões do dia-dia que intitulei de folheteadas.


Qual seria o primeiro filme, o primeiro roteiro do folhetim?... Vale a pena este esforço? Sei lá! Não seria melhor deixar ele guardado? Não fazer mais cinema? Fiquei atormentado com a ideia de que alguém, como diria o meu amigo Guará, vampirizasse o tema, a luz, a ideia e depois não me desse o crédito merecido. Isso já me aconteceu várias vezes, a última foi no filme sobre o Vinícius de Moraes, onde fotografei várias cenas com o poeta, no antigo filme dirigido por sua filha Suzana, que foram reutilizadas novamente neste novo filme e o meu nome não apareceu, nem agradecimento... Tudo é possível no Brasil. Valeu a pena?  Depois de tudo isso pode ser que apareça alguém reclamando que as listas não possuem espaço e não são liberadas para esse tipo de mensagem... - Crie um site! Um blog... Dirão outros... Tem outros espaços onde se publica roteiros... Etc. Mas essa ideia me surgiu pensando nas listas que eu recebo! - E se outro da lista fizer outro folhetim? Qual é o problema? Espero que não tenha problema. As listas são jornais diários de assuntos com os quais estou ligado. Não quero perder tempo e provocar uma tremenda polêmica democrática onde eu teria que gastar horas preciosas ora na defesa, ora no ataque, de sei lá o quê... Esse primeiro folhetim é pra saber se vale à pena este esforço. A idéia da Rosário do Almanaque é muito boa, faz parte desse grande jornal eletrônico que são as listas da Internet, lê quem quer. Aviso aos navegantes: Não participarei de nenhuma polêmica sobre o que não quero discutir. Se os textos conseguirem iluminar alguém, que seja dele a luz. E se alguém não gostar, não precisa abrir, é só apagar, faço isso todos os dias... Quem?  Sei lá! Você de repente...

Fui ao Festival de Berlim em 1987 exibir o meu primeiro filme, um longo poema rebelde, em 1987 e lá encontrei 2 outros cineastas brasileiros com seus primeiros filmes: Sérgio Toledo e Jorge Duran. Não sei o que aconteceu com o Sérgio, mas do Jorge Duran soube que havia terminado o seu segundo filme este ano. Vinte anos sem realizar um novo projeto de cinema... O Limite! Uma vida inteira num único filme.

Nenhum comentário: