ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 9 de julho de 2014

PROJETO

OCAS CULTURAIS

 Caro deputado Roberto Henriques,
 Eis aqui, meu caro deputado, uma ideia simples que nasceu da importância e da espontaneidade de um movimento cultural que eu vivi no início dos anos 60.
Nesta época a UNE promovia, com o apoio do Governo do Presidente João Goulart, encontros dos estudantes e jovens brasileiros com algumas das principais personagens do nosso universo cultural. Assim surgiu, por todo país, momentos singulares na nossa história.
Podíamos, antes do golpe militar, conviver informalmente, conversar e trocar experiências com alguns dos grandes artistas daquela época: escritores, poetas, músicos, pintores, escultores, diretores de teatro e de cinema, atores e atrizes, fotógrafos, técnicos renomados, que viajavam pelo país para participarem e incentivarem esses sensacionais encontros com uma juventude, que está hoje e sempre, sedenta de saber.
Esses encontros duraram pouco tempo na cidade de Belo Horizonte, onde eu morava. Eram verdadeiras quermesses de intelectuais, onde tudo se ouvia e de tudo se aprendia, conversas que forjaram a identidade de um povo universitário sedento por um mundo novo, estabelecido na confraternização de sonhos libertários, criando pensamentos e ideias nunca antes experimentadas e provocando brilhantemente, a época, muitas cabeças, a minha, posso hoje dizer, foi uma delas. 
É preciso, urgentemente, deputado, refazer hoje “modernamente” esses encontros temáticos com os jovens estudantes do nosso já carente interior fluminense. Eles têm o direito de usufruir também do melhor que o universo das artes brasileiras pode oferecer e também aprender, em polêmicos debates e palestras, lançamento de livros, exposições de artes plásticas, exibições do cinema brasileiro de cunho cultural, o pensamento dos nossos criadores de cultura, que serão convidados para falar e expor suas obras, artistas enclausurados, na sua grande maioria, que não tem aonde exibir, expor, ou com quem discutir as suas obras.
 Esse é o mote principal desta velha ideia: criar vários espaços com arquitetura própria, de norte a sul do Estado do Rio, se possível nos maiores de seus 92 municípios, onde se possam promover esses encontros com jovens estudantes e a população interessada, de todas as idades, com os representantes da cultura geral brasileira e assim conhecer, discutir suas obras, criar vínculos, estéticos e de linguagem, deles com a inteligência artística do Brasil.
 Esses centros de cultura, que chamo de “OCA CULTURAL”, pois o projeto arquitetônico se assemelha a essa conhecida casa do índio brasileiro, só poderá ser viável se houver a união do Governo Federal com os Estados, Municípios, e uma grande vontade política de transformar culturalmente o Estado e por projeção o país..
Tenho certeza que um bom arquiteto da arte do novo faria de bom grado esse singelo projeto arquitetônico.
 Um governo renovador que pretende compreender e espalhar por todo Estado o prazer do conhecimento de nossas coisas, o desejo de consumir as coisas nossas, tem de olhar essa ideia com uma visão fina direcionada para a expansão do mercado da informação e do saber.
A nossa sonhada libertação cultural, precisa urgentemente abrir os espaços de exibição para toda a criação da arte nacional.
Imaginei que no (futuro) governo do seu candidato (Pezão), com a elaboração das bases educacionais do seu programa de governo, estudasse e acrescentasse a possibilidade de criar e implantar o projeto das “OCAS CULTURAIS” por todo Estado.
Fico imaginando o meu caso: dirigi na década de 80 o Palácio das Artes em Belo Horizonte e por isso sei da importância, para qualquer cidade do mundo, dos espaços públicos como esse. Sei também como muitos outros sabem que onde se é o produtor, diretor, escritor, realizador dos seus trabalhos, se houvesse a possibilidade de exibi-los e debatê-los, como fiz com muito sucesso, juntamente com o professor de história Paulo Cotias na Faculdade Estácio aqui de Cabo Frio, onde exibi quatro filmes para mais de sessenta alunos por exibição.
 Imaginei a Oca Cultural sendo dividida em quatro salas: Sala 1: Cinema HD digital e  pequeno palco para esquetes de teatro, apresentações de música, recitais de poesia, palestras, etc. Sala 2: Videoteca e pequena biblioteca sobre arte. Sala 3: Exposição de pintura e artesanato. Sala 4: Café e bate-papo.
Um amigo a quem eu disse que escreveria novamente ao governo sobre essa minha ideia, me falou: - Se nesses anos todos eles não cuidaram da educação, não criaram as escolas de tempo integral do Darcy Ribeiro, não aplicam uma lei (a lei do curta) aprovada que leva a jovem arte brasileira aos cinemas comerciais, o que te faz pensar que eles darão atenção aos seus centros de cultura? Ele tem razão, pensei, vou jogar conversa fora...
Um grande abraço do amigo de sempre,

 Jose Sette

Nenhum comentário: