ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Memórias que não se contam


Rogério filma ABISMU com a minha câmera Arriflex-blimpada 

Hoje, 26 de setembro, o meu saudoso amigo Rogério Sganzerla (1946) estaria completando 66 anos.

De meu outro amigo Andrea Tonacci, um dos maiores expoentes do  cinema brasileiro, relembrando  Rogério: “Fazia-se cinema para mudar o mundo, não para ganhar dinheiro ou ocupar mercado. Devo a Rogério essa compreensão de que o cinema era um instrumento de descoberta, de transformação do mundo. O cinema como um processo vital, não funcional”.
  

Maranhão em transe

(Transcrito da Tribuna da Imprensa)

Sebastião Nery
GLAUBER
O Maranhão continua sem ser a Rússia. E é um pesadelo nacional. Tem o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, medido pela ONU) do País. De todos os Estados, ainda hoje, com 47 anos de dominação de Sarney sobre a política e a economia do Estado, é onde há mais fome no Brasil.
O gênio de Glauber Rocha viu isso logo depois de 1965, quando o jovem deputado José Sarney se elegeu governador anunciando a revolução do “Maranhão Novo”. Glauber foi lá fazer um documentário, viu a alma profunda do Maranhão em transe e anos depois se inspirou para fazer o clássico “Terra em Transe” sobre gente de carne e osso, contando a história de uma nova oligarquia que estava nascendo:
– Paulo Autran, conservador, velho líder absoluto, era Victorino Freire. José Lewgoy, bigodinho bem cuidado, cabelo brilhantinado até a testa, contraditório, cada dia defendendo uma posição diferente, era Sarney.Paulo Gracindo, sotaque gringo, era Alberto Aboud, dono de jornal, que Sarney, governador, comprou e mudou o nome para Estado do Maranhão. Jardel Filho, jornalista, poeta, poliglota, era Bandeira Tribuzzi. Joffre Soares, o padre sempre com Sarney, era o cônego Artur Gonçalves. Quase 50 anos depois, o filme consagrado, Glauber já morto, o transe do Maranhão pouco mudou. Dono da principal TV (repetidora da Globo) e de rádio e jornal, e da alma política dos donos das outras duas TVs, Sarney foi, até há pouco, senhor de baraço e cutelo do Estado. Diz o povo que aqui ele só não conseguiu comprar três coisas: o Jornal Pequeno, a fábrica de papagaio de Manoel Caveira e o “Cuscuz Ideal”. O resto é dele ou dos dele.

Nenhum comentário: