ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Grande Jamahira Árabe Popular Socialista da Líbia (Jamahiriya al-'Arabiya al-Libiya ash-sha'biya al-ishtirakiya)











AS 1001 NOITES DE TERROR ESTÃO CHEGANDO SIMPLESMENTE AO FIM?

LÍBIA - País do norte de África, limitado a norte pelo Mar Mediterrâneo, a leste pelo Egito e pelo Sudão, a sul pelo Chade e pelo Níger e a oeste pela Argélia e pela Tunísia. Antiga possessão cartaginesa, a Líbia foi dominada pelos romanos, invadida pelos árabes no século VII e posteriormente tomada pelos turcos otomanos. Em 1911 foi anexada como colônia pela Itália. Na década de 1950, tornou-se Reino Unido da Líbia. Em 1969, Moammar Al Qadhafi ascendeu ao poder, mediante golpe de Estado, dando início ao regime totalitário que dura até os dias de hoje.

O QUE ERA A LÍBIA COM KADDAFI

Independente dos erros que um regime totalitário possa cometer KADDAFI comandou a Líbia por mais de 40 anos e com o poder financeiro que o petróleo lhe fornecia pode unir as tribos do deserto e modernizar o seu país, de tal maneira, que a própria ONU constatou em 2007 que ali existia o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) da África (até hoje é maior que o do Brasil). Na Líbia do KADDAFI o ensino é gratuito até a Universidade;10% dos alunos universitários estudam na Europa, EUA, com tudo pago; Ao casar, o casal recebe até US$50.000 para adquirir seus bens; Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos de última geração, etc.; Empréstimos ao povo pelo banco estatal sem juros; Inaugurado em 2007, maior sistema de irrigação do mundo que vem tornando o deserto (95% da Líbia) em fazendas produtoras de alimentos.

POR QUE DETONAR A LÍBIA?

Tomar seu petróleo de boa qualidade e com volume superior a 45 bilhões de barris em reservas. Fazer com que todo o Mar Mediterrâneo fique sob controle da OTAN. Só falta agora a Síria. Foi preciso lembrar ao mundo capitalista que o Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema financeiro mundial . Suas reservas são toneladas de ouro, dando respaldo ao valor da moeda, o dinar, e desatrelando-o das flutuações do dólar. Foi a resposta do sistema financeiro internacional que ficou possesso com Kaddafi, após ele propor, e quase conseguir, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dólar.

O ATAQUE HUMANITÁRIO PARA “LIVRAR” O POVO LÍBIO

A OTAN, comandada pelos EUA, já bombardeou as principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis que são capazes de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e a infra-estrutura de água, esgoto, gás e luz estão seriamente danificados; As bombas usadas contêm DU (Urânio); tempo de vida 3 bilhões de ano (causa câncer e deformações genéticas); Metade das crianças líbias está traumatizada psicologicamente por causa das explosões que parecem um terremoto e racham as casas; Com o bloqueio marítimo e aéreo da OTAN, principalmente as crianças sofrem com a falta de remédios e alimentos; A água já não mais é potável em boa parte do país. De novo, as crianças são as mais atingidas; Cerca de 150.000 pessoas por dia estão deixando o país através das fronteiras com a Tunísia e o Egito. Vão para o deserto ao relento, sem água nem comida. Se o bombardeio terminasse hoje, 4 milhões de pessoas estariam precisando de ajuda humanitária para sobreviver (água, comida e remédios) de uma população de 6,5 milhões de pessoas. Em suma: O “bombardeio humanitário” acabou com a nação Líbia. Nunca mais haverá a nação Líbia. A união das tribos volta ao deserto ou já foram varridas do mapa. Simplesmente assim. Não há nada que possa mudar esse resultado.
É preciso saber o que de verdade vem acontecendo no mundo árabe e até onde toda essa história de absurdos vai chegar.


Nenhum comentário: