ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SONHAR CINEMA



TIPOS E ASPECTOS DA ARTE BRASILEIRA
Três palavras formam o texto dito, escrito e narrado deste meu cine-poema-documental: Criação - Elevação – Sublimação.


O CONVITE
Meu caro amigo,
Escrevi e faço a produção, fotografia e edição de um novo filme (vídeo) documentário sobre a minha trajetória e meus encontros com amigos da arte - música, artes-plásticas, teatro, literatura, poesia, que terá os seus primeiros movimentos gravados em Minas, Rio e São Paulo e você é um dos meus convidados a participar deste registro poético da nossa contemporaneidade.
A URDIDURA
Por ter amigos-artistas por todo país, alguns que há tempo gostaria de tê-los filmados, pretendo agora, com nova tecnologia, resgatar as imagens e sons de tantos outros que ainda permanecem trabalhando com arte e exibi-los, através da minha ótica, ao universo cinematográfico brasileiro.
O filme será dividido em partes correspondentes as cidades visitadas. Juiz de Fora foi à escolhida para iniciar a parte mineira regional do projeto, depois Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte e região.
Buscar as imagens, os sons e os textos dos artistas sobre suas obras, mostrando-os em plena atividade, é o mote deste filme documental.
Visitando esses amigos-artistas em seus ninhos e desenhando as cenas ao acaso das circunstâncias encontradas, pretendo criar um documentário de linguagem experimental, poética, misturando manifestações artísticas, sonoras, gráficas e criando, elevando, sublimando, o pensamento expresso, poético, de cada um, compondo frases soltas, abstratas, tendendo ao ficcional.
Na edição final o documentário também visitará, nos meus velhos arquivos fílmicos, os personagens de toda a minha filmografia documental relacionada às artes
ARTEIRO
1  Um bom artista não sabe fazer mais nada além de criar.
2  Sem arte a educação não se consolida como parte da cultura de um povo.
3  Burocratizar a arte é asfixiar o talento estagnando a criação.
4  Um artista não tem que depender do Estado, mas é o Estado que depende do artista.
5  O Estado tem o dever de proteger os artistas e oferecer a eles os meios de produção que necessitam na prática dos seus sonhos diversos.
6  O escritor, o ator, o pintor, o músico, o poeta, todo grande artista, não precisa de diploma para poder exercer os seus talentos criativos.
7  A arte só é verdadeira quando não é imposta pelo sistema, pelo mercado ou pelos interesses dos burocratas.
8  A arte para a revolução e a revolução para a libertação total da arte.
9  O artista não quer aposentadoria, o verdadeiro artista quer morrer trabalhando.
10 A arte está acima da política e dos desejos populares.
11 A boa arte não se vende, absorve-se.
12 A loucura é o combustível do grande artista.
13 A boa arte é universal e eterna.
14 A arte má também existe mas é regional e efêmera.
AS PALAVRAS
1  É doce o aconchego das palavras quando elas representam verdades que docemente nos elevam a mundos superiores.
2  As Palavras são fortes em alguns momentos e noutros são suavemente pronunciadas como se falássemos com os anjos e deuses.
3  Palavras soltas no ar não formalizam histórias, criam poemas.
4  A Palavra tem de ser sólida e cristalina em sua total perfeição.
5  A Palavra tem de ser aos meus sentidos, uma tela pintada com a mais bela imagem do entardecer de um dia quente de verão.
6  A Palavra é um dom divino ou uma aberração do mal. Não importa a forma em que ela se apresenta. A mesma palavra com um mesmo significado pode ter infinitos significantes.
7  A Palavra tem um só tempo, uma única batida certa em um espaço indeterminado... Não é incrível?
8  A Palavra poderia nos falar por horas milhares de outras palavras sem nenhum sentido. Alguns chamariam isso de poesia e eu acreditaria. É preciso acreditar. É poesia.
9  As palavras quando se relacionam com outras palavras elas transformam o tabu em totem, o amor em ódio, o vício na virtude e todos os ícones nos troféus de uma revolução e é assim que se inicia o poderoso processo de transformação da criação, pela união, na transmutação do inconcebível, no que pode ser criado.
10   “Foi ali, naquele local inóspito, que essa palavra obteve seu maior troféu.”

11  A Palavra é música, pois assim é mister entender a força que vem de uma palavra e das suas composições, do seu símbolo ideogramático ao som da imagem retratando a história - são pautas poderosas para o bem ou para o mal dependendo das circunstâncias onde foram colocadas na sua edição final. 

Nenhum comentário: