ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

RELENDO A IGREJA


Francisco e a Revolução de Ternura 
Por Orlando Senna

Durante sua viagem a Cuba e Estados Unidos, o papa Francisco tratou de definir a situação caótica da atualidade planetária. Socialmente, politicamente e economicamente caótica. Mencionou a possibilidade ou a ameaça de uma Terceira Guerra Mundial, com todas as letras, e explicitou o papel que lhe cabe como líder religioso: “romper muros, semear a reconciliação, estender pontes” (a palavra Pontífice tem a ver, exatamente, com construção de pontes). Exemplificou o “momento crítico da História” com alguns de seus aspectos dramáticos: exclusão social, migrações gigantescas, ideologias, conflitos religiosos, banalização da vida humana, indústria e comércio de armas, destruição do meio ambiente acelerando fenômenos climáticos de grande dimensão.
Pregou uma redefinição da política longe do campo de confrontos de interesses partidários e pessoais, a política como “expressão da necessidade de viver como um e construir o bem comum”. Pregou a superação de todos os preconceitos e “olhar mais além das aparências e do politicamente correto”, criticou o capitalismo (como faz desde o início de seu papado) e a “resistência à mudança” por parte dos regimes socialistas. Que nome poderia ser dado às mudanças de comportamento e visão de mundo defendidas por Francisco? Em uma de suas homilias em Cuba, juntou dois conceitos marcantes na cultura cubana para expressar uma síntese de sua nova evangelização: “revolução de ternura”. A revolução como necessidade de mudança imediata e o sentimento que seu compatriota Che Guevara adicionou a essa mudança (“sin perder la ternura”).
Nova Desordem Mundial
Francisco tenta enfrentar a crise civilizatória com a potencialização da espiritualidade. Uma crise que está sendo entendida, e é inteligente que assim seja, como uma reta final em direção à anomia, no sentido da ausência de princípios e regras, de uma sociedade global sem padrões de conduta ou submergida em conflitos e contradições entre as normas estabelecidas no passado. Ou seja, desorientação, alienação, perda de identidade, falta de objetivos claros de superação ou reconstrução. Dias atrás, referindo-se ao Brasil mas ampliando o diagnóstico à situação planetária, o deputado Chico Alencar, do PSOL, citou o conceito “interregno” utilizado por Antonio Gramsci: “o velho está morrendo e o novo não pode nascer; nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem”.
Émile Durkheim também utilizou o conceito anomia para sociedades que não funcionam harmonicamente, a anomia como uma “patologia”, um comportamento suicida tanto em nível individual como em escala coletiva. Em seu livro Estrutura social e anomia, Robert Merton diz que essa “conduta desviante” é gerada pela descrença ou depressão emocional por não se conseguir alcançar “metas culturais” necessárias ao equilíbrio social. Como superar a soma das tantas tragédias sociais e naturais? Guerras, matanças, macromigrações, economia esfarrapada, fome, pobreza, tsunamis, secas, poluição atmosférica. Voltando a Gramsci, o velho ainda está vivo e sua existência impede o nascimento do novo, que está em concepção.
Contracultura
Francisco esclarece que levar à prática sua Revolução de Ternura significa “emendar relacionamentos quebrados e abrir novas portas para a cooperação dentro de nossa família humana, passos positivos no caminho da reconciliação, da justiça e da liberdade”. Na raiz dessas possibilidades de meter a mão na massa, de ter a sabedoria de agir (Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”) está o amor ao próximo, a máxima central dos ensinamentos de Cristo. O inspirador dos muitos cristianismos que existem fez uma síntese absoluta dos Dez Mandamentos do judaísmo, sua cultura de berço, em apenas uma frase, “amar o próximo como a si mesmo”. Uma postura que só se torna válida se o indivíduo amar a si próprio. 

A potencialização da espiritualidade foi retomada em alguns momentos durante os últimos dois mil anos, em algumas tentativas que resultaram em avanços comportamentais e filosóficos do ser humano e outras que foram tragadas pela violência, tão natural ao homem como o amor. A última delas, recente, aconteceu na onda global da contracultura, nas décadas 1960 e 1970, cuja expressão mais visível foi o movimento hippie que se inspirava nas ideias e no comportamento de São Francisco de Assis. O mesmo santo dos pobres, o mesmo padroeiro dos desvalidos, o mesmo missionário que enfrentou a riqueza e a ostentação do Vaticano com suas roupas rasgadas e pés descalços que inspira o Papa, que adotou seu nome como exemplo de humanização e transcendência. Pois disso se trata, a transcendência.

Nenhum comentário: