ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2015

A história que eu gosto

 Kropotkin & Joyce
Você precisa conhecer

"Você não acha que existe certa semelhança entre o mistério da massa e o que estou tentando fazer?...Dar às pessoas algum tipo de intelectual prazer ou gozo espiritual, convertendo o pão da vida cotidiana em algo que tem uma vida artística permanente própria. "- James Joyce em uma carta ao seu irmão com essas histórias reinventou a arte da ficção, usando um escrupuloso, inexpressiva realismo para transmitir verdades que eram ao mesmo tempo, blasfema e sacramental”. Escrevendo sobre a morte de um padre caído ("The Sisters"), as mesquinhas maquinações sexuais e fiscais dos "Dois Gallants", ou da festa de Natal no qual um intelectual desenraizado descobre o quão pouco ele sabe muito sobre sua esposa ("mortos"), Joyce leva a narrativa a lugares que nunca tinha sido antes visitados...
Kropotkin foi preso por diversas vezes por sua militância. Seus textos foram publicados por centenas de jornais ao redor do mundo. Seu funeral, em fevereiro de 1921, constituiu o último grande encontro de anarquistas na Rússia, uma vez que este país, desde a revolução de 1917, estava sob o domínio dos bolcheviques marxistas que passaram a perseguir, exilar e aniquilar os ativistas libertários onde quer que fossem encontrados.
"Cada descobrimento, cada progresso, cada aumento da riqueza humana é o resultado do trabalho intelectual e físico feito no passado e no presente. Assim sendo, por que alguém pode ter direito à propriedade da mais pequena parte deste enorme todo, e dizer isto é meu, e não teu?"
Nascido príncipe, membro da antiga família real de Rurik, na idade adulta Kropotkin rejeitou este título de nobreza - Foi preso por diversas vezes por sua militância. Seus textos foram publicados por centenas de jornais ao redor do mundo. Seu funeral, em fevereiro de 1921, constituiu o último grande encontro de anarquistas na Rússia, uma vez que este país, desde a revolução de 1917, estava sob o domínio dos bolcheviques marxistas que passaram a perseguir, exilar e aniquilar os ativistas libertários onde quer que fossem encontrados.


Nenhum comentário: