ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 17 de março de 2013

REFLEXÃO PAPAL


O PAPA
"O perdão é sempre fácil de conceder, o mais difícil é ter coragem de pedi-lo."
Morrison West

Eu acredito que qualquer igreja precisa de um dirigente competente, de um homem forte, que administre todo o poder de “Deus” aqui na terra.
De todas as igrejas a católica é a que mais acumulou riquezas, pois sempre esteve aliada aos poderosos e aos interesses do estado, sejam eles quais fossem nos últimos dois mil e treze anos de muita guerra e pouca paz no mundo da fé.
Se uma igreja nova, como a Universal do Bispo Macedo, acumulou tão grande quantidade de poder, em tão pouco tempo, pode-se imaginar o quão grande e opulento é o poder do Deus católico de Roma.
Posso dizer que ali, em Roma, os interesses ocultos em cada concílio são de vida ou de morte – de vida, aonde não se admite a desobediência das suas tradições seculares ou de morte, como constatação da dúvida por seus valores maiores. O Rei está morto. Viva o Rei.
A igreja de Roma é dominada pelas forças mais retrógadas e egoístas que existem hoje na terra, é sem dúvida a mais conservadora de todas as outras que querem existir e competir com ela em nome de um deus homem.
Esquecem que também são homens sem serem deuses e cometem os mesmos erros de todos os mortais.
Vamos trocar as máscaras, mas permaneceremos os mesmos animais famintos – uns de poder - outros de saber e outros, mais ainda, de comer os que têm pela frente.
Não creio em nenhuma igreja; em nenhum partido político; em nenhuma fé que derruba montanhas, mas acredito indubitavelmente no ser humano e em sua transformação histórica por força das revoluções que se sucedem no caos de cada um de nós.
Pela coragem de pedir o perdão de seus seguidores o intelectual Joseph Ratzinge torna-se Francisco e esse mistério representa um belo exemplo de transformação em nossa conturbada contemporaneidade e só isso já me basta para despertar em mim a força de uma revolução se processando na história de uma igreja que traz consigo mais de um bilhão de almas perdidas.

Nenhum comentário: