ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

sexta-feira, 9 de março de 2012

Memória de Cinema

Foto de cena do Filme de Jose Sette sobre o mesmo tema. O filme 100% brasileiro

A Idéia Original
Blaise Cendrars

Apresentação

Mon cher Paul,
Você encontrará, anexo, o projeto do grande filme de propaganda de que tanto falamos. Creio que a redação das minhas sugestões está bastante completa. Peço-lhe a gentileza de ler este projeto com muita atenção e ficarei bastante grato se você me der sua opinião e me fizer todas as suas observações. Aguardo sua orientação antes de dar prosseguimento a esse negócio. Oswald está por demais impaciente.
Trabalho na minha conferência do dia 12 [sobre a pintura contemporânea, que daria no Conservatório Dramático e Musical]. Foi o Oswald que pegou a coisa na mão e dela se ocupa. Ele é muito gentil.
Toda essa bateção de máquina me ocupa o dia todo me impedindo de achar o tempo demasiado longo durante a sua ausência.
Enfim o frio anunciado chegou e você de novo tem razão: um sobretudo pesado não é demais.
Minhas melhores lembranças à d. Marinette, a você
minha mão amiga
BC

O Roteiro
Nunca seria demais destacar a importância do Roteiro. Dele decorre todo o interesse de um filme. Depois das filmagens, da realização técnica, é o ponto crucial do filme.
O Tema de um roteiro para um filme de Propaganda do Brasil deve ser procurado na História do país, e mais na história ligeiramente lendária que na precisão dos fatos. A história ligeiramente lendária atinge diretamente as mais amplas camadas sociais e humanas; ela põe em relevo o que há de Universal na história nacional: as Personagens Heróicas.
Inútil insistir sobre as razões históricas que nos levam a procurar o tema de um Filme de Propaganda do Brasil na História Paulista que se confunde tão freqüentemente com a História Nacional. Uma página dessa história paulista nos fornecerá o elemento lendário e o elemento heróico necessários: é a Época das Bandeiras.
Estas considerações e os conselhos de alguns amigos brasileiros, notadamente do dr. Paulo Prado, nos fizeram escolher como ponto de partida para o roteiro A história da Capitania de São Paulo4, do dr. Washington Luís, e mais particularmente os capítulos IV e V, que tratam tão magistralmente da história e das aventuras dos Irmãos Lemes.
Aí temos matéria para um belíssimo filme dramático.
É em suma a história da última bandeira. A luta entre o poder da metrópole e o sentimento da liberdade nascente, da independência, da nacionalidade. O espírito de conquista e as aventuras dos Irmãos Lemes conduzem-nos para o interior do país. Florestas virgens, rios* gigantescos, lutas com os Índios, natureza hostil, animais selvagens, mamalucos*, escravos negros, cinematograficamente falando, são elementos extraordinários. Os caracteres das personagens são heróicos e bem definidos. Mas será necessário acrescentar em função das necessidades dramáticas do filme algumas personagens femininas, em torno das quais a intriga se estabelece e os interesses, as motivações de todos gravitam5.
Mas o aspecto Propaganda Moderna não deve ser perdido de vista. É por isso que o roteiro deve conter uma ação nos Tempos Modernos. E esta ação será, em suma, o prolongamento nos tempos modernos da história dos Irmãos Lemes e mostrará a Persistência do espírito de conquista e de empreendimento (as grandes culturas, o café, o algodão), a persistência do espírito de liberdade (declaração da Independência), a persistência da vontade e da vitalidade da raça (formação da nacionalidade, abolição da escravatura, absorção dos imigrantes). Esta segunda parte do filme deve ser igualmente tratada de forma Romanesca.
Concebido desta maneira, o roteiro adquire um interesse particular, pois contém Duas Ações Dramáticas que se passam em Duas Épocas Diferentes da história e mostram o país sob Dois Aspectos, em dois momentos típicos da sua Evolução. Assim será possível perceber todos os recursos que uma tal concepção oferece para a Propaganda Geral do País e todas as vantagens que o diretor pode também tirar de uma dupla intriga que lhe permite Valorizar as coisas de uma maneira nova, seja por Contrastes Bruscos, seja pela Simultaneidade Rápida, procedimentos que estimulam bastante a imaginação das massas.
Cinematograficamente falando, esta dupla ação pode ser conduzida seja Sucessivamente, seja Paralelamente, seja Simultaneamente.
Redação do Roteiro. Procede-se à redação do roteiro da seguinte maneira: uma vez aceita a História dos Irmãos Lemes, faz-se uma redação Sinóptica do roteiro. Esta sinopse é dividida em tantas Partes quantas terá o filme, geralmente três grandes partes ou quatro pequenas. Como o tema do presente filme comporta duas grandes divisões, uma ação no passado e outra no presente, é preferível adotar a fórmula em quatro partes e subdividir cada ação em dois momentos principais. A sinopse delineia sucintamente o conjunto do tema, desenha em traços largos as principais personagens, fixa a sua psicologia, desenvolve sua ação, define a sua situação no filme. Ela indica igualmente um número aproximado de personagens de segundo plano. E situa em cada subdivisão um ou dois momentos mais particularmente dramáticos e em cada parte uma cena patética. Ela prevê também os dois, três efeitos indispensáveis e as grandes cenas sensacionais.
Este primeiro trabalho será feito pelo dr. Oswald de Andrade. Será então submetido ao Autor e ao Diretor, que o discutirão, e somente quando estiverem de acordo sobre o conjunto, as coordenadas e o desenvolvimento da história, é que o Autor, o dr. Washington Luís, passará à redação Romanceada do Roteiro.
O Autor se cerca de todos os colaboradores e de toda a documentação necessária. Ele não deve perder de vista que o Diálogo não existe no cinema e que todos os problemas e todas as situações dramáticas devem ser resolvidos ou desenredados Visualmente. Nunca será demais insistir sobre esta questão da Visualidade, ela é própria do cinema e é por ela que o cinema se torna uma Arte. O diretor aliás figura entre os colaboradores mais próximos do Autor e lá está para fazer-lhe sugestões úteis e informá-lo sobre as possibilidades novas de sua arte. O Autor deve encaixar sua história no quadro geral, nas subdivisões adotadas, fornecer toda a documentação necessária sobre as armas, os figurinos, os costumes etc., dar informações sobre os Interiores nos quais as diferentes ações se desenvolvem (casas históricas, igrejas, palácios etc.) e dar sugestões úteis para os Exteriores (lugares, rios, florestas, lagos, grutas etc.).
No momento do lançamento do filme, a versão romanceada do roteiro é publicada em livro, brochura ou como folhetim nos jornais, é traduzida para todas as línguas dos países onde o filme será apresentado. O alcance do roteiro romanceado se junta ao do filme e passa a integrar a Propaganda do país.
A Decupagem do Roteiro é a fragmentação, anotada e numerada, do roteiro romanceado e contém todas as indicações técnicas necessárias à tomada das cenas. (Um filme de 3.000 metros pode ser detalhado em 1.500 cenas numeradas.) A redação da Decupagem deve ser feita por alguém do ramo, conhecedor de todos os recursos de sua arte, dos truques da técnica, das necessidades comerciais e do gosto dos diferentes públicos do mundo. Deve ser ainda um fino psicólogo e dotado do sentido da realidade, pois seu trabalho servirá de base para o planejamento de toda a formidável organização hoje necessária para a realização de um grande filme moderno. O sr. Blaise Cendrars se encarregará deste trabalho, em colaboração com o Autor, o dr. Washington Luís, e com o autor da Sinopse, o dr. Oswald de Andrade. Constitui uma vantagem inapreciável que o autor da Decupagem seja ao mesmo tempo Diretor do filme, pois assegura dessa maneira a Unidade de Concepção e a Unidade de Realização, a melhor garantia para o alcance Total do filme.

O Diretor
O sr. Blaise Cendrars, poeta, escritor e jornalista, tem atrás de si Dez Anos de atividade cinematográfica. Realizou entre outras, em colaboração com o sr. Abel Gance, as duas maiores produções cinematográficas da Europa: J'accuse, grande filme de guerra de propaganda francesa, e La roue, grande filme sobre a atividade e a importância social de uma grande rede de ferrovias, a P.L.M. [Paris Lyon Méditerranée]. Isso bem mostra que ele está qualificado para exercer a direção geral e a mise-en-scène do Grande Filme de Propaganda do Brasil, de que teve a idéia.






Nenhum comentário: