ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Texto de Cabo Frio

Lula com uma camera de filmar 16mm e boné da abd


Direto de Um Pequeno Café no Bairro Boêmio de Cabo Frio

Cuidado amigos, eles querem voltar... Quem?... Os sábios do Sião... Ah, não! Eles não...
Obama não é diferente de Bush, nem Cristo é de João, de Buda a Maomé, são todos iguais em um só pensamento, em uma só idéia, em um só partido, em uma só fé. Podes crer!


Ontem no café do bate-papo político da cidade, (... nome do café), servido pela simpática morena (Edilene), a original representante da beleza do povo cabo-friense, eu mantive uma troca salutar de conhecimento e de cultura política, em uma rápida conversa com o representante do histórico PCB desta tão maltratada e belíssima região.

Seu nome é (Babade). Ele, um professor de história e eu, um cineasta apaixonado pelo povo brasileiro.

Nós falávamos sobre o governo petista do Senhor Luiz Inácio, o popular Lula, que teve a aprovação do seu governo pelo povo e eu dizia que ele foi o melhor Presidente que tivemos após a redemocratização do país. O professor (Babade), em toda a nossa conversa, não entendeu a minha fraca “defesa” do “sapo barbudo”. Quis dizê-lo que sei de todas as utopias da internacional, pré e pós-revolução e de todas as formas ortodoxas e muitas vezes confusas que o pensamento dialético revolucionário pode levar um sujeito despreparado ao caos político.

O lula é um despreparado? Sem dúvida! Tem um marketing pessoal invejável? Perfeito! Traiu os ideais que o elegeram? Sim, no todo. Não, no particular..., e assim a conversa fluía com a participação discreta do (Fábio...) quando ela foi abruptamente interrompida pela visita do Milton Temer, o meu candidato ao senado, e dissipou-se totalmente do que estávamos falando, com o cheque final do conhecimento, dado e exposto pelo professor (Babade), de forma definitiva, como é do seu jeito, na seguinte pergunta: Então Zé, diga para nós o que o governo Lula fez de original, de bom, que vale a pena ser lembrado... Fiquei em pânico e não sabia como respondê-lo, nada me vinha à memória que eu pudesse com firmeza narrar, com os fatos originais, todas as boas ações que justificassem em eu lhe ter dito que Lula foi o melhor presidente que tivemos desde o golpe militar de 1964.

A turma do PSOL, em clima de campanha, entra no bar. Na frente Milton Temer, irradiando alegria com seu sorriso franco. Ladeando-o estava Claudio Leitão, o futuro político do PSOL na região dos lagos e a partir daí o assunto nas mesas foi outro.

Antes de voltar para casa sentei-me a mesa de outro café com alguns empresários da cidade, que tinham também horror do Lula e de maneira nenhuma aprovavam o seu governo. Por isso elegeriam na próxima eleição o candidato tucano. Pensei comigo: alguma coisa está errada nesses dois encontros.

Cheguei a minha casa com o professor (Babade) na cabeça. Depois de pensar um pouco resolvi escrever um texto para lhe dar em mãos, terminando assim a minha parte naquela conversa, mas achei melhor, mais pertinente, colocar o assunto público descrito nas ondas finas deste blog de ponta escrito pelo amigo e professor Totonho e que é lido por um grande número de pessoas inteligentes que querem estar bem informadas das noticias e comentários que se passam nos meios políticos da cidade.

Então vamos lá meu amigo professor (Babade): - Você lembra-se do FHC, o farol, o sociólogo, o príncipe emplumado da USP, que vivia dizendo que o Lula não sabe disso, não entende daquilo, não tem competência para dirigir um país continental como o Brasil... Lembra? Hoje sabemos que FHC entende tanto de sociologia quanto o ex-governador de São Paulo, o candidato José Serra, entende de economia.

Lula, que não entende de sociologia, levou mais 50 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; ele, que não entende de economia, pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.Lula, o “analfabeto”, como falou Caetano Veloso, não privatizou as estatais, como fez o FHC, mas as fortaleceu, tanto que hoje a Petrobrás é a 2º maior empresa de Petróleo do mundo e caminhando para ser a 1º.

Lula, o "analfabeto", *que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos.

Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para quase 300 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC. Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo.

Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.

Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.

Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, encarou o tigre do norte e olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta.

Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo Tribunal Federal (Ministro Joaquim Barbosa), uma mulher no cargo de primeira ministra, e poderá fazê-la sua sucessora.

Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.

Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir. e hoje o PAC é um amortecedor da crise.

Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde de produção e vendas.

Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais influentes no mundo atual.

Lula, “que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu”, foi eleito o homem do ano de 2009, e é favorito para ganhar o Premio Nobel da Paz em 2010.

Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.

Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um “locutor de bravatas”, faz a história, mesmo com seus arremedos de governabilidade, que ele aprendeu com o FHC, um pouco antes de ser eleito para o primeiro mandato, em uma conversa de duas horas em algum aeroporto desse imenso país. Você se lembra?

Professor (Babade?), o Lula será lembrado não por ser um revolucionário marxista transformador, ele nem sabe o que é isso, mas por deixar ao povo brasileiro um grande legado, dentro e fora do Brasil - Que o povo, mesmo sendo ainda analfabeto, é inteligente, é brasileiro e pode governar esse imenso país melhor que a sua elite financeira e intelectual. Viva a utopia!

Ele é de longe o melhor que todos os outros. Digo com certeza que ele não é o meu governante ideal, pero não creio en las buxas, mas que las ai..., e deixo claro, que só creio na revolução, tenho pressa de mudanças.

Para terminar o Lula detém uma aprovação popular de quase 85% - 170.000.000 (cento e setenta milhões) de brasileiros. Isso pesa o bastante para derrubar muitos obstáculos e mitos para que se possa ter um avanço revolucionário socialista e libertário no Brasil e em toda América latina. E, veja você professor: os tucanos desenvolvimentistas querem ainda voltar. Tenha paciência! Vamos andar pra traz? O nosso povo não é bolinha de ping-pong, que vai e volta no troca-troca de seus governantes.

O Brasil urgentemente precisa avançar mais, muito mais!

Pense bem: vamos deixar o Lula fazer o seu avançar, com a Dilma, agora que me parece que ele entende de alguma coisa.



___________________________________________________________________

Vejam, se ainda não viram, esses filmes na Internet:

BERLIM 87 (Panorama do Festival de Cinema onde se exibiu o Filme 100% Brazileiro)
htttp://vídeo.google.com/videoplay?docide=0151t46744966153190153

VER TIGEM I e II (Filmes sobre o artista plástico Arlindo Daibert)
http://video.google.com/videoplay?docid=9205822902690251625
http://video.google.com/videoplay?docid=1157734421108534123

Trailer AMAXON (Novo longa-metragem de Jose Sette)
http://video.google.com/videoplay?docid=-9048805111654506440

Nenhum comentário: