ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Novamente outra vez

Diálogo de loucos por cinema brasileiro nas nossas telinhas... ... PL29

- Desculpe-me Mauro. Eu não entendi. Meu muito conhecimento técnico e pouco das leis dá nisso. Edmar.
- Edmar, a culpa não é sua. Essa discussão tinha que estar na boca do povo. E é paradoxal, pois o assunto se trata de comunicação... e a comunicação tá nula. "Como em outros casos similares, a sociedade não toma conhecimento do assunto, até porque sequer é informada sobre o tema. O máximo que a sociedade soube, o foi através de uma propaganda enganosa da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) dirigida exclusivamente aos assinantes de suas operadoras associadas. O mais estranho, porém, é que aquela parcela politicamente mobilizada da sociedade, embora sabendo da existência dessa PL, até agora, salvo melhor juízo, também pouco se manifestou a respeito." A PL29 começou com o Borhausen (do DEM), pra evitar que as megabilionárias empresas de telefonia entrassem na Tv por assinatura. Mas virou outra coisa, com o tempo. Uma importante discussão sobre o FOMENTO DO AUDIOVISUAL. Ou seja, é nós na fita. Mas o embate é gigante, imaginem vocês. De um lado, os independentes (acho que nós, ne?), que querem mais produtos brasileiros nas tvs (inclusive, as por assinatura), do outro, as Globos da vida, com o poder político. E, com o poder econômico, as telecos. Um embate assim foi feito pra escolha do sistema de tv digital, com ganho da globo. Lula abriu as pernas, tirando o Miro Teixeira do ministério, e colocando o Helio Costa, um lobbie antigo da Globo. Helio Costa assumiu o ministério na época do escândalo do mensalão. E, na mesma semana, a Globo parou de falar mal do Lula. Logo em seguida, Helio Costa escolha o sistema japonês (deixando de lado anos e dinheiro de pesquisa do SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital - num sei se é essa a sigla correta). A Globo, falida, mas com um poder político imenso (nossa comunicação é coronelista - basta ver as grandes famílias comunicadoras: Sarney, Calheiros, Magalhães, Barbalho...) . A Globo falida foi salva pelo BNDES. Bem, foi briga de cachorro grande e nós, pequenininhos e população, nem fomos consultados direito. Adoçaram nossas bocas com a TV Brasil, que hoje se viu ser um engodo. Não a toa quem manda nela é a Teresa Cruvinel e o Franklin Martins (globais). Mas antes, FHC já nos tinha sacaneado, com o sucateamento e privatização da Embratel, que era empresa de ponta e das mais fortes do mundo (graças a sana dos milicos). Hoje, a Embratel é da Telmex, do mexicano e cara mais rico do mundo. Era pra gente ter, segundo especialistas (inclusive do exterior), a força de 2 Petrobras (Petrobras e Embratel). Isso, sem contar na Vale... mas isso é outra história tenebrosa.
Bem, estou me alongando demais. Mas isso nos diz muito respeito. A PL 29, que foi criada pra privilegiar a Globo etc, tomou outro escopo. (e mais uma vez, a gente tá perdendo feio, pelo visto). A gente tem que lutar por mais espaço de produtos brasileiros independentes na tv e menos enlatados. Isso é mais trabalho para nós.
É uma vergonha que isso esteja sendo discutido na calada. Assim como foi com o sistema de transmissão digital de tv. Aliás, o sistema de transmissão digital de rádio foi uma covardia! Ganhou os coronéis.
- Valeu Mauro pela explicação sucinta e boa!

- Brigadim. Intonces, é ficarmos atentos com os desdobramentos.
...
- Eu não estou por dentro do assunto, mas sou da área de comunicação, e no meu entendimento a demanda de audiovisual será sempre em função da audiência. Lei nenhuma tem poder sobre isso. Se hoje temos um monte de porcaria e enlatados é pq o povo quer porcaria e enlatados. Elyson
...
- Fique por dentro: http://www.adnews.%20com.br/artigos/%20104197.html

Nenhum comentário: