ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2016

UM CONTO DE REIS


O TEASER É UM PUZZLE
 Fábio Carvalho
Amanhã vou caminhar por toda avenida para localizar em que ponto está aquela árvore frondosa que escolhi para ornar o quadro da cena de amor. Esqueci o inesquecível, Mariana na imagem engolindo as bolas… de sabão. Vi na noite de segunda feira sem lei, através da janela, o gato pardo subindo lépido a rua do Ouro iluminado pela luz da lua quase cheia. A fotografia é o momento decisivo da imagem. O Eugênio Kusnet ensinou ao Othon Bastos: você deve entrar no palco e passar a impressão que o mundo é pequeno para você. Significações Amorosas, observa a relação entre um casal de músicos de orquestra, uma violoncelista e um percussionista. Essa relação enfrenta uma relação limite: estão trancafiados em um abrigo nuclear e não sabem o que se passa lá fora, o que está acontecendo. Essa situação leva os dois a um embate de idéias, a um confronto de desejos, já que ela mantém esperanças na vida lá fora e ele, por sua vez, acredita que aquela vida que levam ali - somente os dois em um buraco - é o espaço que lhes cabe pelo resto de suas existências. O sentimento de um pelo o outro entra em cheque e em choque. Essa é a linha do roteiro do Rô, que consigo um dia filmar. Passei uma delícia de noite estrelada com A Noiva da Cidade, me enviado pelo poeta Ronaldo Werneck, direto da cidade de Cataguases, o gosto do infinito havia sido ali realizado. Extasiado por sua magia, invenção e sensualidade, eu havia assistido na adolescência do segundo andar do Cine Acaiaca, sua projeção reveladora por três sessões seguidas. Ainda existiam os três sinais de som e de luz, as cortinas se abriam para o inicio do cinejornal Canal 100 antes do filme, uma beleza que já era. Não dancei o tango e nem lavei a louça naquele dia. Meu avô Carlos de Alencar, escreveu: o pensar é um ato doloroso, é a tragédia do homem. Mas se não fosse o pensamento, o homem seria menos que um objeto. Meu irmão e meu sobrinho biólogos, comentavam durante o almoço do Sábado de Aleluia, que duas das principais causas da extinção da Ararinha Azul eram: em primeiro o fato do espermatozoide da Ararinha macho ser muito lento, quase retardado, em segundo os cães e gatos que comiam seus ovinhos nos ninhos. Perguntei se haviam cães e gatos na floresta encantada onde a Ararinha Azul vivia, não houve resposta. A luta da minha vida. Depois do Fundão fui visitar o Caçapa e aqueles que moram por lá, todos lá estavam, tive a impressão que o mundo vai mudar. O seu futuro é duvidoso e esse filme também. Iluminou-me uma antevisão que meu ator iria aparecer por trás da parede da sorveteria, exatamente no meu quadro de visão, em sequência ele realmente apareceu, que coisa meu. Contei o ocorrido e ele me disse que deveríamos aproveitar a minha mediunidade, capitaliza-la, no que concordei imediatamente. O mar ainda era verde-água em Ipanema, quando comi aquela empadinha de alho-poró com azeitona, instante que demorou a passar rápido assim mais ou menos como os anos oitenta. Isto pode soar um pouco doloroso, em todo caso bastante ardente. Tomei uma reflexão francesa,que não é exatamente a minha, já que prefiro e quero as reflexões musicais tropicais com curvas, onde sempre corremos o risco de derrapar. Escapei por enquanto de mais essa curva. Depois que vi e ouvi o Milton cantando o Monsueto descobri que hoje só volto amanhã em Diamantina. 


Nenhum comentário: