ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 7 de abril de 2016

UM CONTO DE REIS


     MISTÉRIOS DA FLORESTA ENCANTADA

 Fábio Carvalho


Organize os ombros, sorriso no peito, umbigo nas costas, glúteos se beijando e ao sentar, sente-se nos ísquios. O mistério é a única realidade desse mundo, disse Lúcio Cardoso em O Enfeitiçado. Para meu privilégio, apreendi essa frase pelo Bigode, via ondas musicais- poético-cinematográficas.  Afinal uma mulher de negócios. A viagem ficou para amanhã de manhã depois do café com suco de laranja natural, simplesmente o mais tudo que desejo, apenas algumas palavras para aclarar a mente em estado de confusão. Digo hoje depois de ontem.  Naturalmente encontro amigos para me desvirtuar da ordem do caminho errado. Nessa pequena recordação, me vi no jardim de infância ou no berçário, sempre junto de meus amigos. É bom ter amigos. Que seria de mim sem eles, muitas vezes acusados de terem culpa pelo que faço atabalhoadamente, são considerados responsáveis diretos pelos meus desvios, que tramo em segredo, enfim desde sempre encontrei neles o meu Habeas-corpus, minha sursis.  Como eu réus confessos solitários, sem nenhuma expectativa de absolvição. Sei que sou para eles a mesma coisa.  Gosto de seguir só pelas ruas das cidades e de saber onde encontra-los, desde quando engatinhava. E PARACELSO: as duas mãos apoiadas sobre a espada da sabedoria.  Na intimidade com os astros e as pedras, apaixonado pelas cavernas do homem, pela barriga do universo. Minha estória está te aborrecendo? Como é mesmo teu nome? Glória. Stones tocarão de graça em Cuba, era a manchete das folhas naquele dois de março. Que beleza, pelo menos temos de volta nossa umidade relativa do ar. Quero dizer que foi só depois dessa chuvinha básica no Domingo de tarde aqui na montanha tropical. Lá ao longe, depois da bica cristalina, estão várias estrelas brilhantes cor de rosa. Povo desarmado não existe! Finalmente ela me deu o ar da graça.  Aprendi com o Mário meu ator, a palavra adiposo. Sei ao que parece que todo mundo sabe seu significado, eu não sabia, tenho que confessar. Falávamos sobre os outros é obvio. Atores sempre caminham com os porquês. Como um ator pode ser adiposo? Ele pode fazer um monólogo sentado, eis a resposta, sem queima de gorduras. Embora eu não concorde, já que o meu negócio é cinema, salve-se quem puder, a vida. Deve ser verdade, ademais nunca tinha pensado nisso nem me interessa os porquês do teatro. Sabemos que a graça da cura foi dada pelo seu caminhar sinuoso atraente.  Ali subiríamos sem maiores dificuldades as várias ladeiras daquela região musical. Caminhemos sobre brasas, com total malemolência, que quer dizer possibilidade de utopia renovada. Ai minha utopia. Olha só, olha o sol, o maraca Domingo, o perigo na rua... O brinquedo, menino, a morena do Rio, pela a morena eu passo o ano olhando o Rio. Eu não posso com um simples requebro, eu me passo, eu me quebro, entrego o ouro... Escrevi tudo isso para escrever o que não escrevi, vou deixar para amanhã. O cara entrou meio nervoso no butiquim, e pediu uma Da Roça ao atendente de jaleco branco. O atendente respondeu com a seguinte pergunta: o senhor quer a Incha Pé ou a Fófa Tóba? 

Nenhum comentário: