ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

domingo, 1 de novembro de 2015

CONSTATAÇÃO


BAMBUBRASIL
Perdoe-me a aflição, somente a aflição. Ver uma parcela significativa da sociedade clamar pela volta dos militares e querer Aécio como presidente é desolador. Ver gente inteligente, culta e honesta defender a tese do menos pior é decepcionante, gera sentimento de incapacidade, falta de perspectiva.
É emblemático o atraso e a incompetência de todos os partidos existentes no Brasil. Não conseguem ler o potencial da nação, tampouco elaborar propostas que possibilitem o viver dignamente. Nenhum para se engajar.
O governo do PT é a promessa que não se cumpriu. Não teve a força necessária. Igualou-se aos tiranos. O Brasil não merece ter que administrar, para além das privatizações do cotidiano, as consequências de uma agitação política tão estéril.
Os programas sociais propalados são rasos, propositalmente limitados e limitadores, não conseguem disfarçar a usura eleitoral nem mascarar a dependência. São formatados para servir à indústria do consumo.
Como pode haver justiça social se todas as ações estão atreladas ao capitalismo, que só faz destruir, corromper e aprisionar? Toda vez que ouço a presidenta ou seus ministros falarem de crescimento econômico, estremeço.
Respeito os estudos sobre a história e a convicção dos que lutam pela via política, mas digo que estão perdendo tempo com isso, que no Brasil, chamam democracia e partidos políticos. Isso é uma roda condenada a despedaçar por apodrecimento. Saia dela.
Prefiro dirigir energia em construções que geram autonomia em relação ao Estado ou ao que quer que seja. A natureza e o povo oferecem condições. A política e as instituições Brasileiras não.
É preciso extinguir o salário mínimo e proporcionar o salário justo. Dar um basta nessa polícia assassina. Ecologizar os meios de produção. Obter saúde com alimentos saudáveis, não com transgênicos e hospitais. Garantir o direito de ir e vir com transporte coletivo decente, não com a venda de carros.
Priorizar, dar atenção e viabilidade para as tecnologias substitutivas como o bambu, sanitários secos, arquitetura de terra, alimentos orgânicos, produtos artesanais, fitoterápicos, reciclados e fazer de cada espaço público uma sala de aula.
Insistir no caminho onde os vermes proliferam e fechar os olhos para a criação de novas vias, seguir sem desobedecer, sem se envolver, sem amar, sem fazer arte, sem restaurar, sem enfrentar, sem reinventar, sem tentar é bater prego nas tábuas da ignorância e tingir com o sangue dos humildes esse cenário antigo e desmoronado que é a realidade Brasileira.

Lúcio Ventania

Nenhum comentário: