ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O ÚLTIMO FILME DE ORSON WELLES


Enfim está pronto o filme perdido de Orson Welles “The Other Side of the Wind”  para estrear em 2015

O diretor começou a filmar em 1970, mas foi uma complexa teia de divergências financeiras que deixaram sua finalização truncada por mais de quarenta anos. Depois de uma longa negociação, Frank Marshall e Peter Bogdanovich trabalharam no material para finalizá-lo e exibi-lo em 2015.
Parece que, finalmente, depois de 45 anos, e passados durante todo este tempo uma rede infinita de contratempos, embaraços financeiros, interesses compartilhados, liminares e até mesmo golpes, o lendário filme seria "impossível" Orson Welles concluí-lo. Poucos dias atrás, a empresa pequena, quase ignorada Royal Road Entertainment e o conhecido produtor executivo Frank Marshall anunciaram que chegaram a um acordo com todas as partes envolvidas no conflito e está pronto para finalizar, o mais rápido possível, o filme de Welles.
O Outro Lado do Vento. Este é o lendário filme que Orson Welles começou a filmar em 1970 e cuja filmagem, de acordo com todas as indicações, ele teria completado seis anos depois. Mas só em 1 de Maio de 2015, no centenário do nascimento do grande diretor,  é satisfeita a história deste gênio, e a intenção dos atuais produtores é ter o filme pronto  nessa data.
"Se ele lesse em um jornal, você não acreditaria", disse Welles sobre a série de kafkiano emaranhados que vinha sofrendo o seu filme a partir do momento em que começou a filmar. "Será que você escreveu um roteiro?", Perguntou Peter Bogdanovich em 1970. "Quatro", ele respondeu. "Mas a maior parte do filme será improvisado." Este diálogo é reproduzido na página 209 do Citizen Welles (Este é Orson Welles, Grijalbo, 1994).
The Other Side of the Wind, conta a história de um cineasta veterano chamado Jake Hannaford. Concentra-se a ação na noite de sua morte, acidental ou não, durante a festa do seu 70º aniversário, realizada em uma mansão de Hollywood.
História da Hannaford é reconstruída, na forma da cidade do cinema, usando todos os tipos de materiais: fragmentos de filmes, (falsa) notícia, em casa dele e de outros, testando stills da câmera. Todo esse material vem através da filmagem do seu aniversário, feito por sua vez, por vários participantes, com pequenas câmeras super-8 caseiro e 16 milímetros, bem como câmeras de TV, presentes na festa. Intercaladas em fragmentos tirados do filme no momento em que  Hannaford  tem a intenção de ser  recebido de braços abertos em Hollywood. O que não acontece. Tendo em conta que a última coisa que Welles filmou e foi produzido em seu país estava Touch of Evil em 1957, entende-se que qualquer semelhança entre Hannaford  não é por acaso.
Welles levou a clarificar, no entanto, que ele Hannaford e não são iguais. "Eu amo-o tanto quanto eu odeio isso", disse ele, como ele poderia ter dito a qualquer de seus "heróis" como para Charles Foster Kane. "É um daqueles tipos de peito peludo", diz Bogdanovich, referindo-se ao status de Hollywood . A partir de então, como tudo com Welles, eram possíveis os modelos para Hannaford, multiplicar-se e confundir-se, do diretor de cinema mudo Rex Ingram até outro como John Ford, William Wellman, e mesmo Ernest Hemingway, que ele conhecia pessoalmente.
Na verdade, lembrando o autor de Paris era uma festa (que Welles teria compartilhado), The Other Side of the Wind, que numa primeira versão foi chamado The Sacred Beasts, começou como a história do relacionamento, com fortes elementos homoeróticos, entre um veterano e um jovem toureiro, depois sofreu a mutação dos personagens para um cineasta veterano e dois jovens: um discípulo bem-sucedido, ator do seu filme e o seu protagonista, que parecem serem mais ou menos apaixonados.
"Ele passou uma noite em Paris, andando por uma rua para frente e para trás, discutindo consigo mesmo em voz alta se era apropriado ou não ele fazer Hannaford", diz Bogdanovich. Sabiamente, Welles decidiu que não para evitar qualquer identificação mecânica entre ele e o personagem. O papel seria do seu amigo John Huston. Uma vez que a decisão foi tomada, após a produção começar, ele teve de se contentar, mais tarde na montagem, da ausência do protagonista nas primeiras cenas. Em outros papéis Susan Strasberg, Lili Palmer, Edmond O'Brien, Cameron Mitchell, seu eterno companheiro de viagem Paul Stewart, o veterano Mercedes McCambridge, sua parceira Oja Kodar e vários não atores apareceriam em cena, incluindo o próprio Bogdanovich e o crítico de cinema e historiador Joseph McBride. E também estariam em cena um grupo de jovens cineastas: Dennis Hopper, Claude Chabrol, Paul Mazursky e Henry Jaglom, entre outros.
Fotografado por Gary Graver (que era um convidado em uma das edições do Bafici, apresentando um pequeno refletor dedicado a Welles), The Other Side of the Wind é uma definição generalizada das contas de Hollywood com Welles. E não apenas Hollywood, os delegados de produtoras aparecem na velha Hollywood, apresentados como um bando de caras machistas reacionários da nova Hollywood (Hopper & Co.), com o qual não tem muita piedade e jornalistas esnobes insuportáveis, ​​fazendo alusões claras a pessoas reais. Palmer faz Lili, Marlene Dietrich, que era uma amiga próxima Welles (Welles foi, de fato, o único diretor de cinema para o qual a estrela de O Anjo Azul sentia um pouco de respeito).  Orson, segundo Hannaford, é um crítico de cinema em uma transposição clara do famoso e temido Pauline Kael.
Mesmo seu amigo Bogdanovich, que chegou a aceitar a liderança de um filme que antes havia sido oferecido a Welles, faz um discípulo traidor, de sobrenome (Lago) Otterlake. Mas isso não é tudo: o filme que está filmando Hannaford (chamado The Other Side of the Wind)  é uma espécie de falso Antonioni, cheio de tempo morto e personagens pensativo, com muito sexo e questão de violência para vender aos executivos de Hollywood. As cenas de sexo são encenadas, é claro, fixada por sua amante (e herdeira) Oja Kodar.
Tanto quanto se sabe, Welles completou as filmagens de The Other Side of the Wind em 1976 e passou a editar, num total de pelo menos, 40 minutos. Que representam cerca de metade das filmagens. Ele começou a financia-lo com dinheiro do bolso e de Oja Kodar (estimando-se que entre ambos chegou-se a gastar perto de um milhão de dólares), não encontrou ninguém interessado em investir um tostão em Hollywood e acabou na parceria com uma empresa de produção de origem iraniana. A empresa, chamada Les Films d'Astrophore, situada na França, e do seu produtor local, Dominique Antoine, a quem Welles tinha toda a confiança do mundo agiu como seu representante.
Foi no tempo de Shah Reza Pahlevi, que estava interessado em promover a modernização do seu país, investindo em cultura. Aconteceu que o proprietário do Les Films d'Astrophore era seu irmão. Mas é aí que surge a terceira etapa da produção, um produtor espanhol passa a se envolver, e a mesa começa a tremer. O produtor espanhol (o que seria ninguém menos que Andrés Vicente Gómez, atualmente um dos maiores do país) começou a receber dinheiro dos iranianos, mas para Kodar e Orson diziam que os iranianos não estavam colocando nada. Welles acreditava nele e até Antoine Dominique tornou-se suspeito e acabou descobrindo a verdade. Mas eles nunca poderiam recuperar um centavo do bolso de Gomez.
By the way, Welles viajou para Los Angeles para receber o Prêmio de Realização de Vida (prêmio de Lifetime Achievement), emitido pelo American Film Institute. Ele não perdeu a oportunidade de apresentar ao público um par de trechos de The Other Side of the Wind, deixando saber a todos de Hollywood que precisava de dinheiro para terminá-lo (já tinha começado a montar). Em um jogo incrível de espelhos, o primeiro desses fragmentos mostrou Jake Hannaford (o pesonagem) mostrando um trecho de The Other Side of the Wind, a um grupo de produtores de Hollywood, com a intenção de investir no filme.
Na realidade (não o filme), um produtor teve pena que o grande cineasta americano estava filmando com seu próprio dinheiro e ofereceu o filme aos iranianos ... Os iranianos não aceitaram. Foi a última negociação feita por um produtor de Hollywood para The Other Side of the Wind. Welles queria mata-lo.
O que ele poderia fazer para sair da junção e das acusações de Pahlevi? Óbvio: substituir seu irmão na direção de Les Films de l'Astrophore, colocando no seu lugar um administrador eficiente, a primeira coisa que surgiu foi tomar o controle de The Other Side of the Wind pelo próprio Orson. Propuseram então que Welles poderia mostrar o que ele havia montado lá para os seus amigos, enquanto L'Astrophore tendia a fazer sua própria montagem e a distribuição comercial internacional.
Antes Welles não teve tempo de dizer duas ou três pequenas palavras, a situação mudou um pouco: o xá havia sido chutado e agora os mulás governavam o Irã. E para os aiatolás The Other Side of the Wind importava tanto como os direitos das mulheres. A cópia voltou para as mãos do irmão mais velho do xá; Welles queria forçá-los a se ajustar ao filme na França, pois não podia neste momento se dar ao luxo de caminhar de volta para a Europa.  A Justiça francesa levou dez anos para definir sobre a posse dos negativos que estavam em Paris. Quando o fizeram, Orson Welles morreu. Mas não antes de montar esses 40 minutos de The Other Side of the Wind.
Após sua morte, parte da propriedade passou para a viúva, a atriz Paola Mori, da qual nunca havia sido separado. Mori morreu em 1986, um ano depois de Orson, legando a propriedade do filme a sua filha, Beatrice Welles. Mas antes de sua morte, Welles fez uma reverência para Oja Kodar, tanto na propriedade como no controle artístico de todos os seus projetos inacabados, incluído, é claro, The Other Side of the Wind. Foi a intervenção ativa Kodar, que também colocou dinheiro nele, que se deu continuidade ao projeto. Depois disso uma longa batalha legal entre Kodar e todos aqueles que queriam acabar o filme, incluindo Peter Bogdanovich, Joseph McBride Gary Graver e Beatrice Welles, que tratou de bloquear sistematicamente todos no projeto.
A batalha só terminou. Depois de quase 30 anos de disputa, há poucos dias Beatrice Welles finalmente concordou em deixar The Other Side of the Wind ser finalizado na montagem, projetando a sua estreia 2015. Assim, www.wellesnet.com , o site não-oficial, mas altamente confiável, diz que Frank Marshall e Peter Bogdanovich vão liderar a finalização do projeto. Eles se conheceram no set de The Other Side of the Wind, onde Marshall fez seus primeiros passos como produtor, antes de produzir para Bogdanovich, Paper Moon e Daisy Miller e The Last Waltz Scorsese. Os membros do plano Marshall são Filip Jan Rymsza, a empresa Real Road Entertainment, e o holandês Jens Koethner Kaul, que comprou sua parte de Les FIMS de l'Astrophore e de acordos com ambas as viúvas. Os três disseram que não precisam mexer em qualquer coisa do filme. Basta adicionar um efeito em uma cena importante, que ocorre em um drive-in. Eles vão trabalhar com os famosos 40 minutos montados Welles. Kodar, que está se preparando para o transporte aéreo de sua casa, na Croácia, orienta a montagem do resto do material sobre as instruções deixadas por Welles. Eles também têm quatro scripts (um publicado no francesa Cahiers du Cinéma), nada menos do que 1.083 rolos de negativo parisiense, que estão atualmente a ser revisto e catalogados e a assistência de Bogdanovich, que sabe o filme de cor. Há também uma montagem de 95 minutos, feita por Gary Graver, que é confiável, Marshall e seus associados se comprometeram a considera-la.

De repente, o que durante décadas foi um círculo vicioso parece ter se tornado virtuoso: técnicos de laboratório garantir que os negativos estão em boas condições, Marshall e seus homens estão em busca de um distribuidor, uma edição está prevista em DVD, preenchido por extras e cenas alternativas e Bogdanovich se atreveu a afirmar que: - "Pelo que pude ver, The Other Side of the Wind, pode ser o melhor filme de Orson Welles".

Nenhum comentário: