ABAIXO TEXTOS - CRÍTICAS - ENSAIOS - CONTOS - ROTEIROS CURTOS - REFLEXÕES - FOTOS - DESENHOS - PINTURAS - NOTÍCIAS

Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pinturas da Nina, minha neta de 3,5 anos

VIVA NINA!
É importante dizer algo a respeito das pinturas (dos traços) esboçadas por Nina, minha neta, nas duas imagens que aqui publico. Imaginei, quando observei suas pinceladas de cores fortes, quando aqui ela esteve brincando em meu estúdio, que haveria uma essência figurativa no que originalmente ela havia desenhado com movimentos de um pincel desordenados sobre o papel branco. Passados alguns dias, notei casas no meio da floresta, que só passaram a existir quando inverti o papel. No outro quadro, também invertido, surgiu logo um misterioso rosto no escuro de uma mancha sobre o amarelo, o que de pronto me pareceu ser uma bailarina. Na hora pensei que tinha duas opções: deixar como estava ou compor, sem exagero, o quadro que o inconsciente daquela menina me presenteava. Optei em intervir, realçando as cores e achando a imagem escondida. Pensei que com o tempo Nina, mais velha, pudesse ver ali um signo atávico e que ao descobri-lo, desvenda-lo, lhe provocaria um grande prazer. Se atingi assim esse meu objetivo intervencionista, só o tempo dirá.  


Nenhum comentário: